Este blog tem objetivo de repassar as informações da escola para as pessoas que estão fora da escola, alunos, professores e funcionários.
sexta-feira, 26 de agosto de 2016
RESULTADO DA FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2016!
RESULTADO FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2016!
FASE ESCOLAR!
ENSINO FUNDAMENTAL
1º LUGAR
TRABALHO: Separador de Sementes
ALUNAS: Sthefani e Jhullyene
2º LUGAR
TRABALHO: Forno Sustentável
ALUNOS: Vitor Hugo e
Aliana
3º LUGAR
TRABALHO: Sistema de Aquecimento de Água por meio e Luz Solar
ALUNOS: Felipe e
Greisson
ENSINO MÉDIO
1º LUGAR
TRABALHO: Mictório
Sustentável
ALUNOS: Leandro e Welinton
2º LUGAR
TRABALHO: Torre Sustentável
ALUNOS: Luan e
Gessyca
3º LUGAR
TRABALHO: Bicicleta com Suspensão a Ar
ALUNOS: Mateus e
Natan
sexta-feira, 19 de agosto de 2016
terça-feira, 16 de agosto de 2016
PROJETO EU ETIQUETA
PROJETO EU ETIQUETE
“Nós devemos amar as pessoas e usar as coisas. Hoje amamos as coisas e usamos as pessoas.” (Autor Desconhecido)
Tema: Eu Etiqueta
Público Alvo: Alunos das 1ª Séries do Ensino Médio Inovador
Justificativa: Vivemos numa época em que o valor das pessoa está no que ela possui. Ainda que inconscientemente buscar a felicidade nas coisas e muitas vezes ela está em nós mesmos. Nesse sentido a professora de Arte Márcia da EEB Sara Castelhano Kleinkauf, juntamente com alunos nas primeiras series do Ensino Médio Inovador estruturou o Projeto Eu Etiqueta afim de conscientizar os alunos sobre o consumismo e a pouca valorização do ser.
Objetivo Geral: Sensibilizar e motivar ações em que se construa a ideia de consumo consciente e valorização do outro.
Metodologia e Atividades Desenvolvidas
· Estudo da Poesia “Eu Etiqueta” ( Carlos Drummont de Andrade);
· Debate sobre a poesia;
· Elaborar um texto crítico sobre a poesia “Somos mesmo Etiquetas”
· Desenho sobre a poesia estudada;
· Montagem tridimensional para representar a poesia;
· Apresentação na Feira Escolar.
Avaliação: A avaliação será continua e cumulativa no processo de ensino aprendizagem, será observado o esforço e a dedicação do aluno durante o desenvolvimento do projeto.
DISCIPLNA;ARTE
PROFESSORA MÁRCIA
TURMAS:111,112 E 113 ENSINO MÉDIO INOVADOR
DISCIPLNA;ARTE
PROFESSORA MÁRCIA
TURMAS:111,112 E 113 ENSINO MÉDIO INOVADOR
RECICLAGEM DE PAPEL
RECICLAGEM DE PAPEL
O papel é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do cotidiano. Quando não está sendo mais utilizado, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do papel reciclado. O papel reciclado tem praticamente todas as características do papel comum, porém sua cor pode variar de acordo com o papel utilizado no processo de reciclagem.
A reciclagem do papel é de extrema importância para o meio ambiente. Como sabemos, o papel é produzido através da celulose de determinados tipos de árvores. Quando reciclamos o papel ou compramos papel reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois árvores deixaram de ser cortadas. Não podemos esquecer também, que a reciclagem de papel gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de papel
(Fonte de Pesquisa:.http://www.suapesquisa.com/reciclagem/reciclagem_de_papel.htm)
Trabalho realizado com alunos dos 6º Anos do Ensino Fundamental
Professora :EmanuelI
segunda-feira, 15 de agosto de 2016
Trabalho de Sociologia
Problemas
Sociais
O PCG (Partido Colunista Guaraciabense) veio por meio
deste oficio informar alguns problemas encontrados em nosso amado município.
Citaremos alguns dos mesmos agora: lixo jogado nas ruas ou depositados de forma
incorreta nas lixeiras ocasionando a proliferação de mosquitos em recipientes
que acumulam água e com isso acontece transmissão de doenças como dengue e a
Zica vírus. Alguns terrenos abandonados sem o devido controle de ervas –
daninhas que se espalham pelos terrenos próximos e proliferam animais
peçonhentos e ameaçam a integridade da população.
Em obras de calçamento e asfaltamento das suas públicas
geram insegurança a população, pois com descuidos dos operários bueiros ficam
abertos, pedras ficam soltas tornando – se lugares propícios para ocorrerem
acidentes de médio e grande monta podendo ocasionar morte.
Outro gravíssimo problema é a falta de espaço para
construção de moradias no cemitério para nossos entes queridos, pois estamos
prevendo que a mortalidade tente a aumentar devido a imprudência no trânsito
por parte dos jovens motoristas que bebem descontroladamente e assumem o
volante em condições deploráveis causando acidentes e mortes, e as péssimas
condições para o trafego de veículos devido á empresa Sulcatarinense que
abandonou a obra de revitalização da BR 163 e deixou pendente a conclusão da
abra afetando até mesmo os trechos que estavam em boas condições para a
população. Por isso pedimos encarecidamente ao senhor excelentíssimo presidente
da república colunista brasileiro Paulo Lairton da Silva para uma
completa revitalização da BR 163 que abrange o trecho de São Miguel do Oeste a
Dionísio Cerqueira onde se escoa a produção de grãos, leite e a produção de
carne.
Atenciosamente os filiados do PCG, os senhores colonos em
exercício de sua função Andrei Pellegrini, Fabiano Hermann, Marcelo Cantele e
Willian Rebelatto.
Moacir Finco - Sociologia
Projeto Profissões
PROJETO
PROFISSÕES
Uma
das melhores satisfações da vida é poder trabalhar todos os dias naquilo que
sempre ambicionou fazer, melhor ainda quando esse “sempre” vem desde muito
antes de reconhecer aquele seu sonho como uma verdadeira profissão.
Adlai Stevenson
TEMA:
Escolha Profissional
PÚBLICO
ALVO: Alunos da e 3ª série do Ensino Médio Inovador
PERÍODO: 3ºBimestre
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: Helena Grando e Ana
Nita Minetto Guerini.
DISCIPLINAS: Língua
Inglesa e Informática
JUSTIFICATIVA
O
momento da definição profissional é gerador de muitas angústias e incertezas
uma vez que, provavelmente, passaremos boa parte de nossas vidas desempenhando
atividades profissionais que dependerão das escolhas que fizermos. Sendo assim,
as professoras das disciplinas de inglês e Informática da Escola de Educação
“Básica Sara Castelhano Kleinkauf” estão desenvolvendo com os alunos das 3ª
Série –turma 331 e 332 do Ensino Médio Inovador o Projeto Profissões com o propósito
de auxiliar os estudantes concluintes do EMI a definirem e escolherem com mais
segurança a futura profissão e o curso de graduação mais condizente com suas
habilidades e preferências.
METODOLOGIA:
O
encaminhamento inicial será uma conversa com os alunos sobre as expectativas na
carreira profissional. Nas aulas de Língua Estrangeira Moderna Inglês será
trabalhado a unidade 4 “Carrer Expectations” (Expectativas na Carreira) após os
alunos farão slides em inglês-português sobre a profissão que desejam exercer.
Nas aulas de informática texto sobre profissões e apresentação de trabalhos
usando as tecnologias da sala informatizada. Para finalizar o projeto serão
convidados profissionais de diversas áreas para palestras.
OBJETIVO
GERAL:
Conhecer
as profissões, mundo do trabalho e as formas
de se capacitar para exercer a mesma a partir da realização de projeto
de caráter interdisciplinar, a integração das disciplinas, afim de contribuir
para o currículo abrangente, em que os conteúdos não sejam desvinculados da vida.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Ø Dar informações acerca do novo perfil profissional
exigido pelas empresas e demandas atuais do mercado de trabalho;
Ø Buscar autoconhecimento, o
significado das escolhas na vida do indivíduo ;
Ø Dar suporte no processo de tomada
de decisão a partir da síntese do diferentes elementos levantados ao longo das
aulas e palestras.
Ø
ATIVIDADES AULAS
DE INGLÊS
Língua Inglesa: Unit 4 Career Expectations
Ø Exploring personal stories
Ø Establishing connections with
Sociology
Ø Vocabulary Study:
Ø Multi-words verbs
Ø Collocations
Ø Prepositions
Language in Use
Ø Direct and indirect speech (II)
Ø Produção de slides e cartazes na
Língua Inglesa traduzida para Português durante a explicação dos alunos sobre a
profissão que deseja seguir.
Ø Palestras com profissionais de
diversas áreas
Atividades
Aula de Informática
Ø Texto: Profissões do futuro próximo :Saiba onde estará o filé
trabalhista daqui alguns anos .
(Autora: Flávia Pegorin)
Ø Pesquisa usando
a internet sobre profissões que os alunos mais se interessam.
Ø Relato/Depoimento dos alunos
através de produção de vídeos e slides.
Ø Palestras com profissionais de
diversas áreas.
Referências
Bibliográficas:
Tavares,Kátia Cristina
de Amaral.Way to Go:língua estrangeira moderna: inglês :ensino médio.,1 ª
ed.São Paulo:Ática ,2013.Obra em 3 volume.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será contínua e cumulativa no processo de ensino aprendizagem , será
observado a dedicação e esforço do educando durante o desenvolvimento de todas
as atividades
realizadas no Projeto Profissões .
quinta-feira, 11 de agosto de 2016
Feliz Dia do Estudante
Viva o Hoje!
Querido estudante,
Viva o dia de hoje.
Ele é um dia precioso,
Assim como é precioso cada dia da nossa vida.
Parabéns pelo Dia do Estudante.
quarta-feira, 10 de agosto de 2016
Palestra sobre a Profissão Radialista
Palestrante:Locutor Neimar Leandro Cassel.
Turmas: 331 e 332 Ensino Médio Inovador
Projeto sobre Profissões desenvolvido pelas professoras Ana Nita Guerini e Helena Grando
.
Turmas: 331 e 332 Ensino Médio Inovador
Projeto sobre Profissões desenvolvido pelas professoras Ana Nita Guerini e Helena Grando
.
Voleibol Masculino de Areia
Os alunos Bruno Pilatti Bortolini e Greison Miguel Kummer alunos das turma 91 e 92 do Ensino Médio Inovador conquistaram 2 º lugar recebendo medalha de prata nos Jesc -Jogos Escolares de Santa Catarina na fase microrregional .
segunda-feira, 8 de agosto de 2016
DANÇA NA ESCOLA
A importância da dança na escola, se dá como instrumento de
socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e
responsáveis. A dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos
novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua
linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem.
quinta-feira, 4 de agosto de 2016
Assinar:
Postagens (Atom)