terça-feira, 26 de outubro de 2010

Exposição Estudos Regionais

Evento realizado na escola, procurou mostrar alguns trabalhos da turma 331, na disciplina de Estudos Regionais, ministrada pela professora Artele F. Lazzarotto.

Temas:

Famílias Scalco, Bianchi e Teixeira


Sabemos que a família é o nosso bem mais precioso, é o nosso encaminhamento para a vida. Como diz a frase de Augusto Cury:"Se você passar por uma guerra no trabalho, mas se tiver paz quando chegar em casa, será uma pessoa feliz. Mas se você tiver paz no seu trabalho e viver uma guerra na sua família, a infelicidade será sua amiga", através dessa frase, vemos que em nossa família muitas vezes passamos por momentos difíceis, proibições, mas precisamos entender que isso tudo é para o nosso bem.
Então, devido à essa tamanha importância que a família tem na vida de todos os indivíduos, nós resolvemos contar a história das nossas famílias, mostrando também alguns objetos antigos para demonstrar essas caminhada.

Alunas: Daniela Teixeira e Laís Fernanda Bianchi


Histórico E.E.B. Sara Castelhano Kleinkauf

A E.E.B Sara Castelhano Kleinkauf, recebeu esse nome em homenagem ao desempenho profissional de Sara Castelhano Kleinkauf(1905-1952). A escola já teve 12 diretores. Nereu Pasinato dirigiu a escola por 2 vezes e Elizabete Grando, atual diretora, por 3 vezes. O Sara passou por 4 fortes temporais. O primeiro ocorreu no ano de 1984 e o mais marcante no ano de 2009 ( passagem do tornado), onde a escola e o ginásio foram parcialmente destruídos.
Atualmente a EEBSCK, é considerada uma das escolas mais bem estruturadas da região Oeste de Santa Catarina.

Alunas: Giseli Primaz, Laura Pellegrini, Daiana Nicloti e Diane Basi


História Linha Caravaggio

Caravaggio não se fez e não é o que é hoje só por bens físicos, mas sim, por bens espirituais, que é a fé em Nossa Senhora do Caravaggio, todos os anos 12 mil pessoas visitam o Santuário da comunidade que foi construído e formada pelos próprios moradores que desde o inicio lutaram para que a comunidade chegasse onde está.

Alunos: Cibéli Cúnico e Jeferson Vieira


Tradições Gaúchas

Escolhemos as tradições Gaúchas para mostrar um pouco da cultura do Rio Grande do Sul e que acabou se espalhando pelo Oeste e litoral de Santa Catarina . Mostrar um pouco das suas festividades, culinária e origem do gaúcho. " Gaúcho não é só aquele que vive no Rio Grande do Sul, gaúcho é aquele que guarda em seu peito as rodas de chimarrão e o orgulho de ser gaúcho"

Alunas: Jociane e Jéssica


Ervas Medicinais

Originário da China de 3700 anos A.C na Mesopotânea descobriu-se a erva doce, na India ultilizava o alho e a cebola e graças a elas, buscando um caminho para as Indias perdendo-se em alto mar, os portugueses chegaram ao Brasil, trazendo consigo o conhecimento das especiarias, encontrando aqui os índios usando o urucu, utilizado por eles como tinta.
AS ervas medicinais é um campo que abrange milhares de plantas, as quais cada uma trás seu benefício a saúde. Citamos por exemplo a babosa utilizada para fortificar o cabelo, e o eucalipto para o reumatismo e a camomila como calmante.

Alunas: Simone, Claudia Kemper, Maiqueli


Jogos

O objetivo do nosso trabalho foi demonstrar como era a diversão e as brincadeiras antigamente (nossos pais), hoje e como será futuramente.
Ao longo do trabalho demonstramos a evolução dos jogos desde coleções até jogos eletrônicos (vídeo-game, brinquedos tecnológicos).

Alunos: João, Caike e Kleyson


Colonização de Guaraciaba

História de Guaraciaba, decorreu ainda antes do descobrimento do Brasil, quando as terras ainda pertenciam a Espanha. Isso mudou quando Pedro Alvares Cabral descobriu o Brasil, e os bandeirantes que vieram não respeitaram os limites ocupando o território vizinho, desta forma, as terras que hoje é nosso município já pertenceram a Portugal.
A primeira missa foi realizada dia 02 de setembro de 1945 pelo Padre Aurélio Canzi, debaixo de uma árvore, e com um altar improvisado. Dando-lhe o nome a esta nova localidade de Guaraciaba, que na língua Tupi-Guarani significa Raio de Luz.
A primeira família que aqui chegou, saiu de Guaporé-RS, em agosto de 1945. Composta pelo pai Giuseppe Palú e pela mãe Sra Ana Presotto Palú e mais cinco filhos.

Alunos: Indianara Palú, Diulene Krug e Eduardo Neves


Profissões do Futuro

Com esse trabalho, queríamos mostrar um pouco sobre algumas profissões que estarão em alta, para assim ter alguma idéia do que queremos, e ter uma profissão boa, e consequentemente ser um bom profissional.
Sendo assim, que podemos seguir na área das exatas, humanas e biológicas. Algumas das profissões: engenharia em geral, a construção civil, áreas da saúde, administração, agronomia e demais.

Alunas: Patricia Rockenbach, Angélica Scapin e Cláudia Primaz


História da APAE

Apresentamos nosso trabalho com o objetivo de todos conhecerem a história de algo que participa e está tão presente em nossa cidade, uma instituição que ajuda e acolhe muitas pessoas com deficiência, que necessitam de ajuda; mostramos como foi difícil a APAE ser o que é hoje e como é significativa o trabalho que ela realiza.

Alunas:
Carine Hanauer, Ana Paula da Cunha e Luana Bavaresco


História de Linha Olímpio

Optamos por contar a história de comunidade de Linha Olímpio, para melhor conhecer o local onde moramos. Através de pesquisa e entrevista tomamos o conhecimento de como tudo começou: primeiros moradores, porque vieram pra cá, principais dificuldades encontradas aqui, ano de fundação da comunidade, da fundação da primeira casa escolar, da primeira igreja, entre outras coisas. Destacamos a importância do Museu Histórico Professor Edvino Carlos Hoelscher, que tem o título de maior museu rural da América Latina e do fundador deste, o próprio professor Edvino. Hoje o museu de Linha Olímpio é de suma importância para o turismo social do oeste catarinense, onde que através dele conhecemos melhor a história de nosso município e de nossa região.

Assim, durante a apresentação contamos a história da comunidade de Linha Olímpio e apresentamos fotos e peças antigas que fizeram parte de tudo isso.

Alunos: Kerlin Taíz Fath, Débora Schwarz, Marcio Schimanko e Katiane Godoy

Confira as fotos do evento :




Nenhum comentário: