Alunos e professores do 8o ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica Sara Castelhano Kleinkauf, de Guaraciaba, visitaram a Empresa de Confecção “Geração Livre”, com o objetivo de conhecer a organização e funcionamento da empresa.
Destacando ser uma atividade de aprendizagem interdisciplinar que motivou todos os alunos e professores, pois ressignificou os conteúdos. percebeu-se a importância de se fazer uma aula diferenciada, ou seja, uma aula de pesquisa de campo é considerada de suma importância para a aprendizagem e a compreensão do assunto trabalhado pelos professores, que visam o desenvolvimento do aluno enquanto pessoa, buscando refletir e avaliar a todo o momento a realidade de vida destes, assim como, o seu interesse e desempenho na atividade.
Os professores das disciplinas envolvidos desenvolveram previamente um questionário que serviu de base para a visita de estudo.
Nas disciplinas de geografia e história, buscou-se perceber as alterações na produção (máquinas, mão de obra, comunicação, métodos de trabalho, competitividade, destino da produção) decorrentes da globalização.
Na disciplina de Artes, o objetivo foi conhecer o processo de elaboração de estampas e bordados.
Em Ciências, a preocupação foi com a questão ambiental e o destino dos resíduos de tinta.
Após a coleta das informações, os alunos redigiram relatórios (com auxilio da disciplina de português), que posteriormente foram socializados.
CURIOSIDADES
A empresa é administrada somente por mulheres.
A escolha dos temas do bordado, estampas e dos modelos de roupas baseiam-se em pesquisa de mercado, a partir das tendências das passarelas.
A empresa possui um plano de produção com meta as serem atendidas individualmente e grupos (setores).
O Brasil não produz ‘poliéster’, é preciso importá-lo da China para atender a demanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário