terça-feira, 7 de outubro de 2014

Socializando os retratos da escola

Um grupo de professoras da EEB"Sara Castelhano Kleinkauf"iniciaram um curso de Especialização em Cultura Digital pelo MEC em parceria coma UFSC.A atividade aqui descrita refere-se a aplicação e análise de uma investigação realizada com os professores e alunos da nossa Unidade Escolar.A mesma teve como objetivo elencar informações referentes aos recursos tecnológicos utilizados no processo ensino aprendizagem.

Aplicação da Entrevista





  Construção do Retrato da Escola na Cultura Digital

Ao retornar do evento presencial da Especialização em Educação na Cultura Digital, socializamos com o grupo escolar nossas expectativas em relação ao curso. Após muitas leituras, reflexões e análises nosso grupo passou a ter um novo olhar sobre as tecnologias e sua aplicabilidade na educação.
Podemos dizer que a EEB. Sara Castelhano Kleinkauf de Guaraciaba, possui recursos tecnológicos para desenvolver o ensino – aprendizagem, necessitando de melhorias significativas na conexão da internet, pois é lenta tornando o acesso limitado, por vezes desmotivando os professores e alunos a desenvolver o que foi planejado.
No questionário aplicado aos professores percebemos que todos possuem acesso a internet em suas casas, bem como algum recurso tecnológico, possibilitando um planejamento diversificado, não somente usando livro didático mas com recursos tecnológicos que amplie o conhecimento de forma mais dinâmica.
Também afirmaram que fazem uso da sala informatizada para o planejamento e execução de suas aulas, contando com ajuda do profissional que trabalha na respectiva sala.
Ao analisar o questionário aplicado aos alunos percebemos que 90% dos mesmos possuem internet em casa, sendo que o recurso tecnológico mais utilizado é o celular com internet, dizem também que além da pesquisa fazem uso para comunicação e lazer. Eles veem o uso das TDIC nas aulas como algo bom, auxiliando-os no desenvolvimento do conhecimento.
Sabemos que precisamos aprender a utilizar melhor essas novas formas tecnológicas que chegam ate nós, bem como buscar formas diferentes, sair da zona de conforto para atrair, motivar e despertar o desejo de aprender dessas gerações de alunos nativos da cultura.













Cursistas:Beatriz Baptistella,Cátia Gollmann,Marivane Rossetti,Sandra L.Trevisol Scapin,Velcy B.Arconti

Nenhum comentário: