Proposta
Curricular de Santa Catarina/Formação Integral na Educação Básica
Sabemos que um dos fatores importantes na qualidade da
educação é um bom currículo, e que Santa Catarina com sua atualização na
Proposta Curricular auxilia nos desafios contemporâneos no campo
educacional. Desde a década de 80, no
contexto de redemocratização política no Brasil aumentou-se o debate
educacional em torno de questões curriculares e o pensamento social levou uma
reflexão crítica da educação brasileira.
A antiga Proposta elaborada entre os anos de 1988 e 1991
define uma concepção de sujeito, projeto, escola e sociedade, já a atual
Proposta Curricular baseia-se em três eixos:
1ª
Perspectiva de formação integral referenciada numa concepção multidimensional
de sujeito.
2ª
Concepção de percurso formativo visando superar o etapismo escolar e a razão
fragmentaria que ainda predomina na organização curricular.
3ª Atenção
à concepção de diversidade no reconhecimento das diferentes configurações identitárias e novas
modalidades da educação.
Ressaltamos ainda que a mesma está estruturada em duas
seções:
•
Educação Básica e Formação Integral.
•
Contribuição das áreas do conhecimento para a Educação
Básica e Formação Integral.
Numa perspectiva histórico-cultural a educação integral
busca uma formação que pondere a emancipação, autonomia e a liberdade com
pressupostos para a cidadania ativa, que viabilize o desenvolvimento humano
pleno e a apropriação crítica e
cultural.
O percurso formativo a ser desenvolvido pela unidade escolar
sustenta-se em torno de uma organização curricular, que deverá ter em
visibilidade o desenvolvimento e as especificidades que formam a diversidade de
cada um na educação básica.
O currículo deve atender a todos os envolvidos
no processo educativo inclusive os adultos e idosos, priorizando os de zero a
17 anos, considerando a singularidade dos tempos e dos modos de aprender dos
diferentes educandos, já que eles têm o direito à igualdade de condições de
acesso ao conhecimento e permanência na escola, a qual deve potencializar o
desenvolvimento físico, motor, emocional, afetivo, artístico, linguístico,
expressivo, social, cognitivo, dentre outros.
A organização de todas as versões da Proposta Curricular de
Santa Catarina é baseada na teoria histórico-cultural, através desse processo
cada sujeito se constitui historicamente por meio do desenvolvimento
evolutivo do homem por características que o diferenciam de seus antepassados
onde os sujeitos constroem sua identidade.
As ações pedagógicas na Educação Básica podem desenvolver
nos indivíduos potencialidades de ser humano de diferentes naturezas e não de
determinados aspectos, visando à formação integral do educando, respeitando sua
faixa etária.
Segundo WIGGERS, 2007, p. 211.
Pensar em estratégias organizadas para as diferentes idades,
características e ritmos; com profissionais qualificados que atuem como
mediador entre os elementos culturais universais e os contextos particulares de
bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos; em ambientes bem
equipados; com uso de diferentes linguagens e formas de comunicação do contato
direto com as realidades naturais e criadas pelo ser humano; com apoio de
materiais especialmente preparados [...]
A Proposta Curricular de Santa Catarina
sinaliza que o Projeto Político Pedagógico, constitui espaço e movimento da
avaliação institucional, sendo que a avaliação está ligada aos processos
coletivos, nos espaços de planejamento e conselhos de classe.
Portanto, cabe a escola valorizar os
saberes que os indivíduos trazem dos diferentes espaços sociais, e viabilizar
interações desses saberes para servir como ponto de partida para o
desenvolvimento e ampliação dos conhecimentos sistematizados.
(Autores: Cursistas da EEB. Sara Castelhano
Kleinkauf de Guaraciaba.)
3 comentários:
A Proposta Curricular deve orientar nossas ações pedagógicas. Parabéns pelo trabalho da Equipe SARA.
Parabéns ao grupo.
A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.
Sêneca
Obrigada
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