segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O MUNDO DA LEITURA


Tendo como objetivo principal a formação de leitores, a professora de Língua Portuguesa, desenvolveu com as 5ª séries da EEB Sara Castelhano Kleinkauf, a leitura do livro “A BOLSA AMARELA”, de Lygia Bojunga.

A literatura infantil contribui para o crescimento emocional, cognitivo e para a identificação pessoal da criança, propiciando ao aluno, a percepção de diferentes resoluções de problemas, despertando a criatividade, a autonomia, a criticidade, que são elementos necessários na formação da criança de nossa sociedade atual.
As situações de interação, contato e manuseio de diferentes materiais escritos são importantes para a aprendizagem da leitura e da escrita. Mas, será ainda mais enriquecedor se este manuseio e contato for com histórias de literatura infantil, pois os desenhos maravilhosos e os enredos instigantes que se encontram explícitos nos livros são como uma chamada, um convite que fascina a criança, proporcionando-lhe imenso prazer e interesse

A leitura do livro foi realiza pela professora para os alunos, em cada aluna era lido um capítulo.

Para despertar mais o interesse a professora Marivane D. Rossetti confeccionou uma bolsa amarela, com alguns objetos citados no livro: galo Afonso, alfinete de fralda, guarda-chuva.

Os alunos também escreveram seus desejos, sonhos, objetivos e colocaram na bolsa amarela.

Após conclusão da leitura do livro fez-se interpretação oral e escrita.

Desenhos e escrita de recados.

Propaganda do livro.


Nenhum comentário: