sexta-feira, 14 de novembro de 2014

AMPLIANDO NOSSOS REPERTÓRIOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS EM REDE.


ATIVIDADE 1 – AMPLIANDO NOSSOS REPERTÓRIOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS EM REDE. (PLAC2)
Grupo:  Beatriz, Cátia, Marivane, Sandra e Velcy

EXPERIÊNCIA1: Minuto do Ensino Médio Invovador.

Esta atividade experiência está ocorrendo na EEB. Sara Castelhano Kleinkauf de Guaraciaba, juntamente com os alunos do Ensino Médio Inovador e professores, em parceria com a Rádio Raio de Luz.
O rádio não é uma mídia ultrapassada como alguns podem imaginar, pelo contrário, é a mídia mais utilizada principalmente em nosso município e região, pela existência da Rádio Raio de Luz que abrange toda comunidade escolar  e demais público. O desenvolvimento tecnológico tem causado profundas modificações culturais que trazem melhorias sociais, por ampliar as oportunidades de apreensão do saber por meio das variadas mídias existentes, dentre elas o rádio. No campo educacional, as TDIC integram-se e proporcionam uma democratização da produção, e recepção do conhecimento e   informações.
  A interação dos meios de comunicação exige o desenvolvimento de habilidades pelos seus usuários, sobretudo no contexto educacional. Dessa forma, a implementação do projeto “Minuto do EMI", na EEB “Sara Castelhano Kleinkauf” em parceria com a Rádio de Luz do município de Guaraciaba tem como objetivo:
· Desenvolver habilidades e tendências comunicacionais dos educandos;
· Promover a comunicação oral, aperfeiçoando a objetividade e clareza de exposição do pensamento;
· Favorecer a convivência e trabalho em equipe, respeitando diferenças, níveis de conhecimento e ritmos de aprendizagem
· Contribuir para a compreensão de que o rádio é um veículo de comunicação eficiente para tornar público o trabalho educacional efetivamente realizado em nossa escola.
O projeto “Minuto do EMI”, foi baseado num programa já existente na rádio o famoso “Minuto do Legislativo”. Os alunos gravam semanalmente um minuto sobre conteúdos trabalhados por todas as disciplinas em sala de aula. Estão envolvidos neste projeto: professores, educandos, equipe pedagógica, gestores e a equipe da respectiva rádio.
As TDIC usadas são:
* micro system: com CD player, pen-drive, rádio, microfone. Utilizado para reproduzir sons e gravar aquilo que não entrará ao vivo, e também os alunos podem ouvir suas falas e perceber o que pode ser melhorado
*fone de ouvido: provê o retorno do som em execução para a pessoa que está no comando do som;
*radio gravador: aparelho acessório que pode ter seu uso alternado com o micro system, assim enquanto um é utilizado pode-se preparar a próxima execução;
*Câmera Digital: para fotografar e filmar os alunos nos momentos das gravações.
Nosso projeto foi desenvolvido durante o ano letivo de 2014, contribuiu muito na questão da oralidade, transmissão de informações do que é trabalhado.
 O uso das TDIC e as mídias neste projeto, foram um importante  instrumento capaz de colaborar para a transformação do sujeito no que se refere ao conhecimento alegria e fortalecimento da auto - estima, pela oportunidade de demonstrar habilidades e competências pessoais através da gravação do programa de rádio “Minuto EMI.”
O espaço na rádio foi cedido gratuitamente para nossa escola e o programa teve excelente aceitação e audiência, o dono da rádio solicitou que para o ano letivo de 2015 ocorra a continuidade do mesmo.
     (Fonte:http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/bancoprojeto1a4/radio/vargem.asp)












Atividade1: Ampliando nossos repertórios sobre experiências de aprendizagens em rede (PLAC2)

Alunas: Beatriz, Cátia, Marivane, Sandra e Velcy.

Experiência 2:  Diferentes olhares sobre a diversidade.

Neste ano a nossa escola recebeu do Ministério da Educação duas coleções de livros denominadas: AS Aventuras de Yara no Planeta Oculares para ser trabalhado com os alunos.
Estes livros foram destinados para a biblioteca e trabalhados de forma interdisciplinar, envolvendo a orientadora de leitura da biblioteca, os professores dos 4º, 5º, 6º, 7º e 8º Ano do Ensino Fundamental da EEB. Sara Castelhano Kleinkauf, nos meses de Setembro e outubro de 2014, tendo como objetivo oportunizar, por meio da leitura do livro, diálogo sobre o respeito à diversidade cultural, religiosa, direitos humanos, e assim, promover uma reflexão sobre os Princípios da Cultura da Paz.

Atividades desenvolvidas:

1-    Leitura da obra, interpretação, compreensão e contextualização durante as aulas de leitura dirigidas na biblioteca da escola.

2-    Confecção de óculos coloridos nas aulas de artes.


3-    Passeio com os óculos confeccionados com intuito de observar a natureza, trocando os óculos entre si para diferentes visões com registros através de fotos.

4-    Visita à APAE para interagir com pessoas com necessidades educativas especiais, também nesse momento, os alunos visitantes fizeram uma apresentação para o grupo da APAE, sendo a mesma registrada com fotos e vídeos e entregaram para cada aluno da APAE uma lembrança confeccionada por eles. 


5-    Registro do passeio com a utilização das TDICs existentes na escola.

6-    Produção de acrósticos com o título da obra, registrando os conhecimentos construídos por meio da leitura da história.

7-    Produção de sonetos e digitação na sala de informática que depois foram anexados na pasta literária de cada aluno e posteriormente foram disponibilizados na rede social do EMI e no blog da escola.


8-     Confecção de cartaz na biblioteca sobre a diversidade cultural, religiosa, com recortes e frases significativas referentes ao respeito à vida, rejeitar a violência, redescobrir a solidariedade, ser generoso, ouvir para compreender e respeitar a natureza.








Um comentário:

Dircelei Arenhardt disse...

Quero dar os Parabéns ao grupo pelos trabalhos muito interessante que desenvolveram na escola.