ATIVIDADE
1 – AMPLIANDO NOSSOS REPERTÓRIOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS EM REDE.
(PLAC2)
Grupo: Beatriz, Cátia, Marivane, Sandra e Velcy
EXPERIÊNCIA1:
Minuto
do Ensino Médio Invovador.
Esta atividade experiência está ocorrendo na EEB.
Sara Castelhano Kleinkauf de Guaraciaba, juntamente com os alunos do Ensino
Médio Inovador e professores, em parceria com a Rádio Raio de Luz.
O rádio não é
uma mídia ultrapassada como alguns podem imaginar, pelo contrário, é a mídia
mais utilizada principalmente em nosso município e região, pela existência da
Rádio Raio de Luz que abrange toda comunidade escolar e demais público. O
desenvolvimento tecnológico tem causado profundas modificações culturais que
trazem melhorias sociais, por ampliar as oportunidades de apreensão do saber
por meio das variadas mídias existentes, dentre elas o rádio. No campo educacional,
as TDIC integram-se e proporcionam uma democratização da produção, e recepção
do conhecimento e informações.
A interação dos meios de comunicação exige o
desenvolvimento de habilidades pelos seus usuários, sobretudo no contexto
educacional. Dessa forma, a implementação do projeto “Minuto do EMI", na EEB “Sara
Castelhano Kleinkauf” em parceria com a Rádio de Luz do município de Guaraciaba
tem como objetivo:
· Desenvolver habilidades e tendências comunicacionais dos educandos;
· Desenvolver habilidades e tendências comunicacionais dos educandos;
· Promover a comunicação
oral, aperfeiçoando a objetividade e clareza de exposição do pensamento;
·
Favorecer a convivência e trabalho em equipe, respeitando diferenças, níveis de
conhecimento e ritmos de aprendizagem
·
Contribuir para a compreensão de
que o rádio é um veículo de comunicação eficiente para tornar público o
trabalho educacional efetivamente realizado em nossa escola.O projeto “Minuto do EMI”, foi baseado num programa já existente na rádio o famoso “Minuto do Legislativo”. Os alunos gravam semanalmente um minuto sobre conteúdos trabalhados por todas as disciplinas em sala de aula. Estão envolvidos neste projeto: professores, educandos, equipe pedagógica, gestores e a equipe da respectiva rádio.
As TDIC usadas são:
* micro system:
com CD player, pen-drive, rádio, microfone. Utilizado para reproduzir sons e
gravar aquilo que não entrará ao vivo, e também os alunos podem ouvir suas
falas e perceber o que pode ser melhorado
*fone de
ouvido: provê o retorno do som em execução para a pessoa que está no comando do
som;
*radio gravador:
aparelho acessório que pode ter seu uso alternado com o micro system, assim
enquanto um é utilizado pode-se preparar a próxima execução;
*Câmera Digital: para fotografar e filmar os alunos
nos momentos das gravações.
Nosso projeto foi
desenvolvido durante o ano letivo de 2014, contribuiu muito na questão da oralidade, transmissão
de informações do que é trabalhado.O uso das TDIC e as mídias neste projeto, foram um importante instrumento capaz de colaborar para a transformação do sujeito no que se refere ao conhecimento alegria e fortalecimento da auto - estima, pela oportunidade de demonstrar habilidades e competências pessoais através da gravação do programa de rádio “Minuto EMI.”
O espaço na rádio foi cedido gratuitamente para nossa escola e o programa teve excelente aceitação e audiência, o dono da rádio solicitou que para o ano letivo de 2015 ocorra a continuidade do mesmo.
(Fonte:http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/bancoprojeto1a4/radio/vargem.asp)
Atividade1:
Ampliando nossos repertórios sobre experiências de aprendizagens em rede
(PLAC2)
Alunas: Beatriz, Cátia, Marivane,
Sandra e Velcy.
Experiência 2: Diferentes
olhares sobre a diversidade.
Neste
ano a nossa escola recebeu do Ministério da Educação duas coleções de livros
denominadas: AS Aventuras de Yara no Planeta Oculares para ser
trabalhado com os alunos.
Estes
livros foram destinados para a biblioteca e trabalhados de forma
interdisciplinar, envolvendo a orientadora de leitura da biblioteca, os professores
dos 4º, 5º, 6º, 7º e 8º Ano do Ensino Fundamental da EEB. Sara Castelhano Kleinkauf,
nos meses de Setembro e outubro de 2014, tendo como objetivo oportunizar, por
meio da leitura do livro, diálogo sobre o respeito à diversidade cultural,
religiosa, direitos humanos, e assim, promover uma reflexão sobre os Princípios
da Cultura da Paz.
Atividades
desenvolvidas:
1- Leitura da obra, interpretação, compreensão e
contextualização durante as aulas de leitura dirigidas na biblioteca da escola.
2- Confecção de óculos coloridos nas aulas de artes.
3- Passeio com os óculos confeccionados com intuito de
observar a natureza, trocando os óculos entre si para diferentes visões com
registros através de fotos.
4- Visita à APAE para interagir com pessoas com
necessidades educativas especiais, também nesse momento, os alunos visitantes
fizeram uma apresentação para o grupo da APAE, sendo a mesma registrada com
fotos e vídeos e entregaram para cada aluno da APAE uma lembrança confeccionada
por eles.
5- Registro do passeio com a utilização das TDICs
existentes na escola.
6- Produção de acrósticos com o título da obra,
registrando os conhecimentos construídos por meio da leitura da história.
7- Produção de sonetos e digitação na sala de informática
que depois foram anexados na pasta literária de cada aluno e posteriormente
foram disponibilizados na rede social do EMI e no blog da escola.
8- Confecção de
cartaz na biblioteca sobre a diversidade cultural, religiosa, com recortes e
frases significativas referentes ao respeito à vida, rejeitar a violência,
redescobrir a solidariedade, ser generoso, ouvir para compreender e respeitar a
natureza.
Um comentário:
Quero dar os Parabéns ao grupo pelos trabalhos muito interessante que desenvolveram na escola.
Postar um comentário