segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017


DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA

 APLICAÇÃO DA TEORIA DA ATIVIDADE NO

PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.




ATIVIDADE: é ação de um sujeito ativo, o que implica considerar a vontade e a motivação para agir.  Atividade não é qualquer ação. É um conjunto de ações que tem uma finalidade, uma motivação e uma profunda vinculação com a vida do agente.


AÇÃO: é um ato mecânico , quando agimos passivamente, fazendo porque alguém mandou que eu o fizesse, mas não porque queira ou veja sentido no que faz.

DESAFIOS

POSSIBILIDADES
Ensinar a quem tem dificuldades de aprender.
Romper com práticas tradicionais em ensinar bem quem tem facilidade em aprender.
Aprender implica em apropriar-se de algo novo.
Estabelecer relações.

Despertar no aluno o motivo e finalidade para sua realização (aprendizagem).

Ter objetivos, querer, sonhar e agir na
direção de sua finalidade.
Criar uma afinidade entre quem ensina e quem aprende.

Propor projetos, a partir de problemas micro ou macro da realidade do estudante, dando cientificidade.
Partir da realidade do saber empírico.
Questionar o aluno, seu saber.

Produzir conceitos.
Pesquisar.
Aprofundar ao científico para chegar ao universal.
Comparar e concluir.



Nenhum comentário: