DESAFIOS E
POSSIBILIDADES PARA
APLICAÇÃO DA TEORIA DA ATIVIDADE NO
PROCESSO DE
ENSINO-APRENDIZAGEM.
ATIVIDADE: é
ação de um sujeito ativo, o que implica considerar a vontade e a motivação para
agir. Atividade não é qualquer ação. É
um conjunto de ações que tem uma finalidade, uma motivação e uma profunda
vinculação com a vida do agente.
AÇÃO:
é
um ato mecânico , quando agimos passivamente, fazendo porque alguém mandou que
eu o fizesse, mas não porque queira ou veja sentido no que faz.
DESAFIOS
|
POSSIBILIDADES
|
Ensinar a quem tem dificuldades de aprender.
|
Romper com práticas tradicionais em ensinar bem
quem tem facilidade em aprender.
|
Aprender implica em apropriar-se de algo novo.
|
Estabelecer relações.
|
Despertar no aluno o motivo e finalidade para sua
realização (aprendizagem).
|
Ter objetivos, querer, sonhar e agir na
direção de sua finalidade.
|
Criar uma afinidade entre quem ensina e quem
aprende.
|
Propor projetos, a partir de problemas micro ou
macro da realidade do estudante, dando cientificidade.
|
Partir da realidade do saber empírico.
|
Questionar o aluno, seu saber.
|
Produzir conceitos.
|
Pesquisar.
|
Aprofundar ao científico para chegar ao universal.
|
Comparar e concluir.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário