Projeto da Alegria
“Baile de Máscaras”
JUSTIFICATIVA
O Brasil é um país rico culturalmente, contudo, o que sabemos dessa
cultura limita-se ao que vivemos no dia-a-dia e ao que as mídias nos mostram,
por exemplo, informações soltas, imagens que ficam muito distantes de nossa
realidade.
Sendo assim, queremos neste projeto escolar, proporcionar atividades
que ampliem o conhecimento dos alunos sobre a origem dos Os bailes de máscaras
que surgiram no carnaval de Veneza. “O I
Baile de Máscaras” da Escola de Educação Básica “Sara Castelhano Kleinkauf ‘ é
uma proposta de trabalho interdisciplinar, na qual os alunos podem participar
de um evento divertido e interessante que integra seus aprendizados de sala de
aula. O evento pretende trabalhar com o conhecimento desenvolvido em sala de
aula, onde os alunos aprendem sobre música, origem das máscaras a arte e costumes da época. A ideia após o alunos
produzirem suas máscaras é fazer um baile aos moldes de um Baile de Máscaras
com desfile e apresentação das atividades desenvolvidas no decorrer do projeto .
PERÍODOS DE REALIZAÇÃO: Mês de fevereiro de 2017.
ENVOLVIDOS: Professores, Alunos, Equipe Gestora e Pedagógica da U.E.
OBJETIVO GERAL
Reconhecer as manifestações carnavalescas dentro do contexto
social ampliando o conhecimento dos
alunos sobre a origem dos bailes de máscaras e sua ligação com o Carnaval.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Despertar
no aluno o interesse em relação às máscaras resgatando tradições;
·
Conhecer
e cantar e dançar marchinhas carnavalescas e outros ritmos;
·
Observar
e acompanhar a evolução de gêneros carnavalescos como: música, blocos, fantasias,
máscaras e histórias.
·
Produzir
trabalhos como paródias, acrósticos ,contos , desenho,
recorte, colagem e máscaras .
·
Estabelecer
relação entre passado e moderno. Conhecer os aspectos culturais e o carnaval que influenciaram na etnia
brasileira.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
·
Fazer um
baile de máscaras para que os alunos conheçam um pouco sobre essa manifestação
popular.
·
Assistir
vídeo sobre “Máscaras de Veneza”.
·
Levar para a sala de aula os elementos do
carnaval através de imagens ou objetos.
·
Executar
músicas pertinentes ao universo carnavalesco.
·
Fazer
pinturas e desenhos sobre o carnaval.
·
Leitura e
discussão de textos informativos sobre a origem dos bailes de máscaras e sua
relação com o carnaval.
·
Leitura e
debate de textos sobre o Carnaval X Religião.
· Introdução
do conteúdo de Literatura Modernismo através do Conto “Restos de Carnaval” de Clarice
Lispector.
·
Produção
de paródias, acrósticos e conto.
·
Trabalhar com marchinhas de carnaval.
·
Confeccionar
máscaras carnavalescas.
·
Pular
carnaval usando as máscaras confeccionadas pelos alunos.
CULMINÂNCIA
O baile é a culminância do trabalho desenvolvido em aula. A ideia é fazer um baile aos moldes de
um Baile de Máscaras, com desfiles, danças em pares e exposições de trabalhos.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será constante, ou seja, durante a realização do projeto
observando a participação e desempenho do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário