PROJETO ESCOLAR
EIXO NORTEADOR: “MEIO AMBIENTE E
QUALIDADE DE VIDA”
Justificativa:
Devido ao
consumismo exagerado que evidenciamos todos os dias em nossa sociedade e que
resulta no excesso de produção de lixo, uso excessivo dos recursos naturais,
inclusive de maneira indiscriminada até egoísta e considerando a importância da
temática ambiental nos dias atuais, a EEB. Sara Castelhano Kleinkauf de
Guaraciaba/SC desenvolveu neste ano um projeto interdisciplinar com os alunos
do Ensino Fundamental e Médio, tendo como Eixo
Norteador: “MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA.” Nesse sentido, objetiva-se oferecer meios efetivos para que
cada aluno compreenda os fatos naturais e humanos referentes a essa temática,
desenvolvendo suas potencialidades, adotando posturas pessoais e comportamentos
sociais que lhe permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com o
meio, colaborando para que a sociedade seja ambientalmente sustentável e
socialmente justa, protegendo e preservando todas as manifestações de vida do
planeta e garantindo as condições para que ela prospere em toda a sua força,
abundância e diversidade.
Objetivo Geral:
Possibilitar
o desenvolvimento de atitudes, hábitos e aprendizagens de valores fundamentais
para o exercício pleno da cidadania, ressaltando-se a participação na
preservação ambiental, incentivando uma alimentação saudável e buscando
melhorias na qualidade de vida de maneira sustentável.
Objetivos específicos:
•
Observar
e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental e crítico,
reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo positivo, para
garantir um meio ambiente saudável e boa qualidade de vida.
•
Conscientizar
o educando a adotar posturas na escola, em casa e na comunidade que
proporcione interações construtivas,
justas e ambientalmente sustentáveis.
•
Oportunizar
ao educando uma visão integrada da realidade, buscando uma alimentação saudável
e preservação do meio ambiente, melhorando assim sua qualidade de vida.
•
Conhecer
e valorizar alternativas para preservação do meio ambiente.
•
Responsabilizar-se
pela própria saúde, adotando uma alimentação saudável, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo.
METODOLOGIA
A metodologia
proposta se encaminha numa perspectiva dialética em que o conhecimento é
construído num processo dinâmico e participativo, para que o ser humano seja
agente do processo histórico social. Nesta perspectiva seguem os conceitos que
serão elaborados em cada disciplina envolvendo as áreas do conhecimento.
Os
alunos participaram de várias atividades relacionadas à preservação do meio
ambiente e qualidade de vida como: palestras, visitas de estudos, análise de
filmes, documentários, produção de textos, slides, confecção de mandalas,
filtro dos sonhos ,cartazes, coleta de lixo reciclável, atividades físicas na
escola e na praça da cidade e socialização das atividades realizadas.
ATIVIDADES DE INTRODUÇÃO AO PROJETO
ESCOLAR
*
Documentários trabalhados de maneira coletiva:
“ A ILHA DAS FLORES” ( 13 min) E “A HISTÓRIA DAS COISAS’’(21 min); “
Consumismo, desenho animado”( 5 min);
“Família de consumo”(6min) e “ O
Homem Capitalista” ( 3min) = 48min
Local :
Laboratório de Informática
Turmas: 111, 112 e 331 Data:
24/03/2015
Turmas:
221; 222 e 223 Data: 25/03/2015
QUESTÕES
PARA DEBATE ( COLETIVO) (logo após os filmes – Ejoice)
Sobre o documentário: ‘’ A História
das Coisas’’
•
Quem
tem um modelo de celular mais recente?
•
Quantas
vezes já trocaram o celular?
•
Quais
as diferenças entre o celular mais antigo e o atual?
•
Qual
foi a necessidade de mudança do celular?
•
O
que acontece com o celular que foi substituído?
•
Qual
é a relação entre a diversidade de modelos de celulares e a produção de um
espaço global?
•
Em
que a troca do modelo de celular contribuiu para que você se tornasse um ser
humano melhor?
2 -Sobre o documentário: “A Ilha das
Flores”
•
Como
vocês se sentiram?
•
Por
que essa situação acontece?
•
Daria
para modificar essa situação?
CONTEÚDOS POR ÁREA E SÉRIE DO ENSINO
MÉDIO
ÁREA DE LINGUAGENS
LÍNGUA
PortuguEsA
•
Leitura,
interpretação e compreensão do texto: “‘Consumir ou viver”?
•
Produção
de carta aberta ou manifesto;
•
Leitura,
compreensão e interpretação do texto: “Pegadas Ecológicas”;
•
Produção
de poemas e poesias sobre questões ambientais, a partir do texto: “Pegadas
Ecológicas;”
•
Estudo
e ampliação do vocabulário com auxilio dos dicionários específicos sobre meio
ambiente: “O ser humano e o meio ambiente de A a Z” – Ana Maria Brasil e Fátima
Santos. (Interdisciplinaridade com as Aulas de Leitura Dirigidas na
Biblioteca);
•
Estudo
dos verbos no Modo Imperativo por meio de receitas culinárias; produção de
caderno de receitas (atividade interdisciplinar com Arte.)
•
Estudo,
análise do texto: “Eu Etiqueta” de Carlos Drummond de Andrade; (interdisciplinaridade
com Arte).
•
Estudo
e análise de sonetos abordando tema meio ambiente.
Arte
•
Produção
de charges e caricaturas sobre questões ambientais, por meio de estudo dos
textos: “Eu Etiqueta – Carlos Drummond de Andrade; “O Bicho” de Manuel Bandeira;
(interdisciplinaridade com Aulas de Leitura Dirigida);
•
Confecção
de “mandalas” com materiais alternativos, abordando o tema: Qualidade de Vida –
saúde mental/espiritual;
•
Confecção
de “filtro dos sonhos” abordando o tema: Qualidade de Vida – saúde mental/espiritual;
Educação
física
·
Pesquisa
e apresentação de trabalhos sobre atividade física e esporte como qualidade de
vida.
INGLÊS
•
Capítulo
do livro que estuda sobre o tema: “Consumismo”, especialmente, no livro
didático do 1 ano;
•
Estudo
da unidade do livro sobre a mais nova atualização do Google Earth que mapeia e
avalia o potencial de energia solar de cada residência para colocação de placas
solares; (1 ano)
•
Estudo
da unidade do livro que questiona: “Você conseguiria transformar seu hobby em
sua profissão? (Qualidade de vida); Ordem quanto a prioridade das coisas como:
“salário”, “segurança no trabalho”, “estabilidade” e “qualidade de vida”. ( 2
ano);
•
Vídeos
consagrados “TED talks” com assuntos relevantes. (3º ano)
Atividade referente ao tema:
“Consumismo”
Objetivos Específicos da
Disciplina
-Refletir sobre o consumismo e o uso
de aparelhos tecnológicos;
-Utilizar both, neither, none, all of e most of em diálogos;
-Dialogar em inglês sobre o uso excessivo de aparelhos eletrônicos.
-Utilizar both, neither, none, all of e most of em diálogos;
-Dialogar em inglês sobre o uso excessivo de aparelhos eletrônicos.
Conteúdo(s)
-Vocabulário relacionado à tecnologia;
-Vídeos jornalísticos e de publicidade em inglês;
-O uso dos quantificadores both, neither, none , all of e most of.
-Vídeos jornalísticos e de publicidade em inglês;
-O uso dos quantificadores both, neither, none , all of e most of.
Turmas: 1; 2 e 3;
Tempo estimado: 4 aulas
Material
necessário
Projetor ou sala multimídia para apresentar vídeos e slides.
Conteúdo relacionado
Este plano de aula
está ligado à seguinte reportagem da revista VEJA:
Desenvolvimento
1ª etapa
Prepare dois slides no PowerPoint, um com a
expressão Early Adopters e
outro com o significado da expressão:
Apresente o primeiro slide e
pergunte se os alunos conhecem a expressão early adopters. Deixe que conversem entre si por cinco minutos ou
até encontrarem uma definição. Em seguida, apresente o segundo slide. Compare a
definição às respostas levantadas pela classe e confirme se todos entenderam o
significado em inglês. Pergunte se os alunos consideram-se early adopters ou se eles conhecem
alguém próximo que se encaixe no perfil. Depois, questione em inglês quantos
celulares eles já tiveram até o momento. Solicite que os estudantes respondam
também em inglês.
Explique que a turma fará um
exercício de compreensão a partir de um vídeo jornalístico em inglês. Projete a
reportagem iPhone 5S launch day
gold rush,disponível no Youtube. Pergunte qual é o assunto da reportagem e, depois das respostas,
exiba-a novamente. Ao fim do vídeo, escreva algumas respostas na lousa ou em um
slide e peça que os alunos respondam em inglês:
Perguntas:
1 - What is the news about? 2 - What is the iPhone color that they want to buy? 3 - What do they say about the new color? 4 - Where is the store located? 5 - Are those people "early adopters"?
Respostas possíveis:
1 - The news is about the big line in front of Apple Store. People want to buy the new iphone 5S. 2 - They really want to buy the new color Gold. 3 - Some of those people say that the new color Gold is for girls. 4 - The Apple Store is located in New York City. 5 - Yes, they are. All of them were there since 5:30 a.m just trying to be the first to get the new iPhone 5S. |
Para finalizar, pergunte se os
alunos tomariam as mesmas atitudes que as pessoas retratadas no vídeo para ter
um celular novo. Discuta as respostas com a classe e solicite que cada
estudante troque duas respostas com um colega para avaliar se todos conseguiram
compreender o vídeo.
2ª
etapa
Para aquecer, peça que os
alunos respondam em inglês qual a função do celular que mais utilizam. Coloque
alguns exemplos de respostas na lousa. Use a estrutura I use my mobile phone ... (to send messages;
as a camera).
Em seguida, sugira que os
alunos formem pares e perguntem uns aos outros quais funções utilizam em seus
smartphones. Baseado no uso dos celulares pelos alunos, escreva na lousa
exemplos de respostas. Formule frases com o uso dos quantificadores both e neither. Por exemplo:"Both of us use our mobiles to take
pictures"; "Neither of us use our mobiles as a calculator”. Explique
o uso dessas palavras nas três pessoas do plural e as alterações que elas
acarretam nas frases.
Solicite que todos os pares
compartilhem suas respostas. Deixe os alunos apontarem quais respostas são as mais
comuns na sala. Escreva alguns exemplos dessas respostas na lousa usando os
quantificadores all of e most
of . Provavelmente surgirão frases como: "We all use mobiles to send messages"; "Most of us use
mobiles to take pictures"; "Nearly all of us use the mobile to watch
videos". Novamente, explique o uso desses quantificadores.
3ª
etapa
Projete os primeiros 1m 48s do
vídeo iDiots, que ironiza o fato dos early consumers comprarem as
versões mais modernas dos modelos para igualarem-se aos outros. Pergunte aos
alunos qual é o assunto do vídeo. A seguir, projete o vídeo do início ao fim.
Divida os alunos em grupos pequenos de 3 ou 4 e peça que eles compartilhem suas
ideias sobre a mensagem do vídeo.
Depois da atividade, faça um
ditado com perguntas relacionadas à tecnologia. Solicite que os alunos copiem
as perguntas e respondam em duplas:
Dictation
1 - Is the brand of
your mobile phone important to you?
2 - Do you think you’re addicted to new technology and gadgets? 3 - Do you know anyone who’s addicted to technology? 4 - Do you think we rely too much on technology in our everyday lives now? |
Reserve alguns minutos da aula
para que os alunos compartilhem e comparem suas respostas. Finalize a aula
perguntando o que aprenderam com a atividade. Pergunte se os estudantes mudarão
alguma coisa em relação ao consumo excessivo de aparelhos celulares. É de
extrema importância que a turma aprenda não só novas palavras em inglês, mas
também a importância de consumir menos eletrônicos.
SAEDE (Serviço de Atendimento
Especializado)
•
Produção
de poesia referente ao texto: “Pegadas Ecológicas” em Braille;
•
Conceito sobre: “ideologia” em Braille.
•
Preparo
de um prato culinário: “bolo”, envolvendo os próprios alunos na atividade, com
o intuito da alimentação saudável, bem como, compreensão, interpretação de
receitas. Ainda, incentivo quanto ao desenvolvimento da autonomia e
independência na realização das atividades rotineiras.
•
Confecção
de porta-utilidade: “porta-joias; porta-controle; porta-guardanapo;
porta-caneta...” com materiais descartáveis: caixas de leite.
Aulas de Leitura Dirigida
•
Estudo
e dinâmica com os Quatro elementos da
Natureza: terra; água; ar e fogo, na visão astrológica; já, na visão
filosófica, a disciplina de Filosofia ira abordar.
•
Dialogar
sobre a importância de manter os quatro elementos da natureza em equilíbrio,
uma vez que um elemento esteja em desequilíbrio, os demais também se desestabilizam
podendo haver danos ao planeta e aos seres vivos em geral.
•
Estudo
das obras do professor e escritor: Airton Fontana, sobre o tema:
Sustentabilidade;
•
Dia
do escritor na escola com o professor e escritor: Airton Fontana, falando sobre
a necessidade da produção escrita e dos temas abordados nas suas obras.
•
Paródias e poesias sobre o tema: “Meio
ambiente e Qualidade de vida”.
•
Leitura
da obra: “O Guarani” – José de Alencar, (romance indianista) com foco nas
questões ambientais, sociais e culturais no período da colonização em analogia
à atualidade;
•
Leitura
da obra: “Tosco” – Gilberto Mattje, abordando sobre a condução da própria vida,
no desafio de saber viver. (Qualidade de vida)
•
Estudo
de textos informativos sobre temas atuais, e outros referentes aos possíveis
temas cobrados no ENEM;
ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
História
•
A
história dos objetos; A insustentável leveza do tempo: os objetos da sociedade
de consumo. – Francisco Regis Lopes Ramos.
•
Entrevista
ou pesquisa com pessoas que pertencem a gerações anteriores;
•
Investigar
sobre a quantidade de aparelhos que as pessoas possuíam, quando faziam a
renovação dos mesmos e por que motivos o faziam.
Filosofia
•
Análise
e reflexão da palavra: “’ coisa’’ –
(sociedade da Liquidez)
•
Estudo
e reflexão do texto: “A Liquidez do Homem Pós-Moderno” (Qualidade de Vida)
•
Filme:
“Uma Verdade Inconveniente”, seguido de ficha de trabalho e análise de imagens
sobre questões do filme.
•
Palestra:
“Meio ambiente” com o palestrante Vandecir Dorigon;
•
Visita
à loja de produtos naturais: “Naturalmente Sabor e Bem estar”.
•
Estudos
dos textos presentes no livro didático: “Trabalho, alienação e consumo”. Pag.
53; “A sociedade pós- moderna: o Hiperconsumo”. Pag. 64; “Para onde vamos?”
Pag. 64; “Valores/Ética.” Pag. 178; “Ideologia”. Pag. 100.
Geografia
•
Espaços
geográficos onde é depositado o lixo;
•
Investigar
e visitar os espaços de preservação ambiental em Guaraciaba, observando
quantidade de espaços, lugares, tipos de plantas. Questionando se há
necessidade de mais espaços de preservação;
•
Comentar
sobre a situação ambiental de outros estados, países;
•
Dialogar
sobre a responsabilidade de órgãos competentes como governamentais: FATMA;
IBAMA; e outros como sociedade civil;
•
Política
ambiental no Brasil e degradação dos Biomas (livro pag. 74 – 3 anos E.M.)
•
Pesquisa
de campo e registro por meio de imagens “fotos “sobre ambientes naturais e
culturais do município”“.
•
Lixo
produção excessiva de resíduos sólidos e consequências, destino do mesmo.
•
Exemplos
de consumo responsável, coleta seletiva, debate sobre a importância da
implementação do Programa 5 Rs.
•
Documentário:
Quixote Reciclado e Coleção Agualito :Consumo Responsável.
SOCIOLOGIA
•
Sociedade e Meio Ambiente
•
O
contexto histórico de problemática socioambiental
•
Sociologia
e meio ambiente
•
Modernização,
transformação social e meio ambiente.
•
Economia
verde e conflitos ambientais
•
A
legislação ambiental
ÁREAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E
MATEMÁTICA
Biologia
•
Qualidade
de vida X doenças ocasionadas nos lugares em que há os vários tipos de poluição:
(poluição do ar, sonora, visual)
•
Leitura
e estudos dos livros sobre: Fatores de risco à saúde;
•
Estudo
sobre doenças causadas, especialmente, por fatores ambientais;
•
Estudo
e observação sobre o “câncer”, sendo uma realidade preocupante no município;
•
Pesquisar,
na secretaria da saúde de Guaraciaba, dados quanto ao número de pessoas com
câncer;
•
Dialogar
sobre qualidade de vida para a preservação da saúde;
•
Doenças
causadas por mutações.
•
Interferência
humana no ambiente; Poluição; Lixo: Exploração dos Recursos Naturais;
•
Confecção
de objetos de uso cotidiano com materiais descartáveis;
•
Pesquisa
de campo para estudo dos tipos de desenvolvimento das árvores;
•
Palestras
sobre: “Alimentação saudável”; “Dengue”; “Drogas” e Prevenção às deficiências.
Física
•
Viagem
de estudo na Usina Hidrelétrica de Itá;
•
Conhecer
o destino do lixo em Anchieta ou Maravilha, recolhido pela empresa;
•
Informações
sobre o destino de o lixo hospitalar.
•
Capítulo
do livro referente ao tema ou outro: Temperatura e Dilatação.
Química
•
Impactos
ambientais do lixo eletroeletrônico;
•
Sugestão
de filme: Lixo Extraordinário;
•
Texto:
“Lixo Eletrônico: danos à saúde.”.
Lixo Eletrônico: danos à
saúde
Os elementos químicos
presentes no lixo eletrônico podem causar diversos problemas de saúde no ser
humano. A contaminação no homem pode ocorrer pelo contato direto com os
elementos químicos, que entram na fabricação dos equipamentos eletrônicos. A
Tabela 1 apresenta os efeitos que alguns materiais presentes no lixo eletrônico
causam à saúde do ser humano (MUTIRÃO DO LIXO ELETRÔNICO, 2008).
Tabela 1: efeitos que alguns materiais
presentes no lixo eletrônico causam à saúde
Material
|
Efeito na saúde
|
Chumbo:
|
Provavelmente, o
elemento químico mais perigoso; acumulam-se nos ossos, cabelos, unhas,
cérebro, fígado e rins; causa dores de cabeça e anemia, mesmo em baixas
concentrações; age no sistema nervoso, renal e hepático.
|
Cobre:
|
Causa intoxicações;
afeta o fígado.
|
Mercúrio:
|
Altamente tóxicas
concentrações entre 3 g e 30 g podem ser fatais ao homem; é de fácil absorção
por via cutânea e pulmonar; tem efeito cumulativo; provoca lesões no cérebro;
tem ação teratogênica - malformação de fetos durante a gravidez.
|
Cádmio:
|
Acumula-se nos rins,
fígado, pulmões, pâncreas, testículos e coração; causa intoxicação crônica;
provoca descalcificação óssea, lesões nos rins e afeta os pulmões; tem
efeitos teratogênicos e cancerígenos.
|
Bário:
|
Tem efeito
vasoconstritor, eleva a pressão arterial e age no sistema nervoso central;
causa problemas cardíacos.
|
Alumínio:
|
Favorece a ocorrência
do mal de Alzheimer e tem efeito tóxico sobre as plantas.
|
Arsênio:
|
Acumula-se nos rins,
fígado, sistema gastrointestinal, baço, pulmões, ossos e unhas; pode provocar
câncer da pele e dos pulmões, anormalidades cromossômicas; tem efeito
teratogênico.
|
Cromo:
|
Acumula-se nos
pulmões, pele, músculo e tecido adiposo; pode causar anemia, afeta o fígado e
os rins; favorece a ocorrência de câncer pulmonar.
|
Níquel:
|
Tem efeito
cancerígeno.
|
Zinco:
|
Entra na cadeira
alimentar afetando principalmente os peixes e as algas.
|
Prata:
|
Tem efeito cumulativo;
10 g de nitrato de prata são letais ao homem.
|
Matemática
Compra virtual/simulada
•
Cada
aluno escolhe um produto eletroeletrônico de sua preferência;
•
Analisa
as condições de pagamento (à vista – desconto; o prazo – número de parcela e
juros);
•
Analisa,
ainda, se há possibilidade da compra com o valor da mesada (se receberem) ou
condições financeira dos pais;
•
Realizar
a compra virtual (simulada), que pode ser no laboratório de informática ou o
uso do celular (boa oportunidade para o uso consciente da tecnologia (celular)
em sala de aula;
•
Fazer
um Gráfico: Planilha dos Produtos escolhidos
pela turma: celulares, notebooks, videogames, até veículos.
•
Gráfico:
Planilha de Consumo:
•
Chegar
à conclusão de ser ou não consumista por meio dos gráficos. (a exemplo da turma
que realizou o projeto, chegou-se a conclusão de que 96% da turma é consumista,
sendo que uma aluna já havia comprado três celulares sem necessidade);
•
Questionar:
E para vocês, o que é ser consumista?
•
Imagine essa quantidade de lixo na
natureza, o que vocês acham disso? (Impactos ambientais do lixo eletrônico trabalhado em
Química);
•
Promover
um dia da Coleta de Lixo
Eletroeletrônico na escola. (a exemplo da coleta que o município fez e
recolheu um montante bem significativo de lixo eletroeletrônico).
Aulas de
Informática
•
Aprendizagem
sobre produção de slides com o tema: Consumismo.
•
Socialização
das produções.
Postagens de vídeos produzidos nas
redes.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
VISITAS, PASSEIOS E VIAGENS DE
ESTUDOS.
•
Viagem:
Foz do Iguaçu
•
Viagem:
São Miguel das Missões.
•
Visitas
de estudo às universidades: UNOESC, FAI.
•
Viagem
de estudo à Usina Hidrelétrica de Itá.
PALESTRAS DENSEVOLVENDO: MEIO AMBIENTE
E QUALIDADE DE VIDA
PARCERIA COM SESC, FAI-FACULDADE,
EPAGRI, NUTRICIONISTA, APAE E PREFEITURA MUNICIPAL.
Palestras sobre o Eixo
Norteador
•
Alimentação
Saudável.
•
Saúde
Bucal.
•
Sexualidade.
•
Dengue.
•
Autoestima.
•
Conservação
do Solo e Pastagens Perenes.
•
Prevenção
das Deficiências.
Peça
Teatral com o grupo Companhia da Alegria abordando temas:
•
Sexualidade
•
Água
•
Reciclagem
CONTEÚDOS POR ÁREA E SÉRIE DO ENSINO
FUNDAMENTAL
5º ANO: TURMAS: 51 E 52
•
Higiene
mental, social, intelectual e ambiental.
•
Corpo
humano/Sistemas
•
Prevenção
de doenças.
•
Os
quatro elementos da natureza: água, ar, solo e fogo.
•
Alimentação
saudável e sua higiene.
•
Direitos
e deveres do ser humano.
•
As
quatro operações.
•
Tabuada.
•
6º ANO: TURMAS: 61 e 62
EIXO:
CÓDIGOS E LINGUAGENS
LÍNGUA PORTUGUESA:
•
Produção
textual.
•
Compreensão
textual.
•
Fábulas,
crônicas, reestruturação de textos, substantivos e pronomes.
.
ARTE:
•
Produção
de brinquedos com aproveitamento do lixo reciclável.
•
Tarsila
do Amaral – obra: Favela.
•
Leitura
de imagem.
EDUCAÇÃO FÍSICA:
•
Relação
saúde e atividades físicas.
•
Saúde
e meio ambiente.
•
Esporte
de aventura e meio ambiente.
•
Meio
ambiente/ temperatura.
INGLÊS:
•
Vocabulário
nutricional/ frutas e verduras.
•
Nomenclatura
dos animais e sua descrição.
ENSINO RELIGIOSO:
•
Valores
de vida.
EIXO: CIÊNCIAS HUMANAS
GEOGRAFIA:
•
Conceito
de lugar.
•
Paisagem.
•
Espaços
geográficos
•
Recursos
naturais e atividades econômicas.
•
Sociedade
de consumo/desperdício.
•
Água:
distribuição; disponibilidade; formas de poluição, desperdício, formas de
reutilização, bacias hidrográficas brasileiras.
HISTÓRIA:
•
A
origem do ser humano.
•
A
sociedade ao longo do tempo.
•
Egípcios
e o crescente fértil do Rio Nilo.
•
Civilizações
antigas.
ENSINO RELIGIOSO:
•
Valores
de vida.
EIXO: CIÊNCIAS DA NATUREZA E
MATEMÁTICA
MATEMÁTICA:
•
As
quatro operações.
•
Tabuada.
•
Formas
geométricas.
•
Frações.
CIÊNCIAS:
•
Conservação
do solo e do meio ambiente/lixo.
•
A
água e a saúde.
•
Doenças.
•
Fenômenos
atmosféricos.
•
Os
quatro elementos da natureza e seus fatores.
7º ANO: 71 E 72
EIXO: CÓDIGOS E LINGUAGENS
LÍNGUA PORTUGUESA:
•
Produção
de textos narrativos, textos jornalísticos, análise linguística e advérbios.
•
Estudo
histórico e cultural da planta erva mate, por meio de pesquisas, concretizadas
em produções textuais; conhecimento sobre a “lenda da erva mate”(atividade
interdisciplinar com Arte ).
ARTE:
•
Arte
indígena.
•
Confecção
da arte indígena.
•
Artista:
Candido Portinari.
•
Lendas
indígenas.
•
Confecção
de embalagens de erva mate, (representação) com identificação das marcas (uso
da criatividade) e informações adicionais (hábito saudável).
•
Degustação
da bebida: mate exposição /socialização das produções das embalagens.
•
Confecção
de caderno de receitas culinárias, com capas ilustradas.
•
Preparo
de receitas caseiras presentes no caderno de receita. Exposição, socialização e
degustação de diversos pratos caseiros: doces e salgados, preparados pelos
próprios alunos. Atividade realizada com o intuito de construir conhecimentos
sobre a importância da alimentação saudável. (Qualidade de Vida na alimentação)
EDUCAÇÃO FÍSICA:
•
Caminhada
ecológica orientada.
•
Atividades
esportivas diversas.
•
Ciclismo.
•
Desenvolvimento
da saúde e qualidade de vida.
ENSINO RELIGIOSO:
•
Função
social das crenças e ideologias religiosas.
•
Valores
EIXO: CIÊNCIAS HUMANAS
GEOGRAFIA:
•
Ecossistemas
brasileiros.
•
Problemas
ambientais da cidade e do campo no município de Guaraciaba.
•
Água:
distribuição, disponibilidade, formas de poluição, desperdício, formas de
reutilização.
•
Visita
a Mineradora Fazenda Traíra-envasamento de água mineral (Danferrana)
HISTÓRIA:
•
Expansão
marítima.
•
Povos
indianos.
•
Ciclos
econômicos.
•
Estrutura
fundiária.
•
Nordeste
colonial.
•
Ocupação
brasileira.
EIXO: CIÊNCIAS DA NATUREZA E
MATEMÁTICA
MATEMÁTICA:
•
As
quatro operações.
•
Lucro
e prejuízo.
•
Tabelas
e gráficos.
•
Números
de inteiros. (temperatura)
CIÊNCIAS:
•
Interação
entre os seres vivos.
•
Saúde
e prevenção.
•
Corpo
humano.
•
Sintomas
e prevenção da dengue.
8º ANO: 81 E 82
EIXO: CÓDIGOS E LINGUAGENS
LÍNGUA PORTUGUESA:
•
Notícia,
charge e música.
•
Estudo
gramatical.
•
Produção
textual.
EDUCAÇÃO FÍSICA:
•
Caminhada
ecológica orientada.
•
Atividades
esportivas diversas.
•
Ciclismo.
•
Desenvolvimento
da saúde e qualidade de vida.
INGLÊS:
•
Pirâmide
dos alimentos.
•
Tipos
de comidas.
ENSINO
RELIGIOSO:
•
Direito
e deveres humanos.
ARTE:
•
História em quadrinhos.
•
Paródias.
•
Confecção
de adorno de porta com o tema meio ambiente.
EIXO: CIÊNCIAS HUMANAS
GEOGRAFIA:
•
Degradação
ambiental e unidades de preservação ambiental.
•
Globalização
e suas consequências.
•
Lixo
eletrônico.
•
Consumismo,
propaganda, transnacional.
•
Valores
o ter e o ser; moda.
•
Texto:
Eu Etiqueto (Carlos D. de Andrade)
•
Desemprego.
•
Desenvolvimento
econômico e desenvolvimento humano.
HISTÓRIA:
•
Ciclo
minerador.
•
Abolição
da escravatura.
•
A
vinda da Família Real para o Brasil.
EIXO: CIÊNCIAS DA NATUREZA E
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS:
•
O
corpo humano e suas funções.
•
Doenças.
•
Higiene
corporal.
MATEMÁTICA:
•
Economia,
racionamento (conta de água e luz).
•
Reaproveitamento/reciclagem
•
Produção
e embalagens.
9º ANO: 91 92 e 93
EIXO: CÓDIGOS E LINGUAGENS
LÍNGUA PORTUGUESA:
•
Teatro,
poema e artigo de opinião.
•
Produção
e interpretação de texto.
•
Estudo
gramatical.
INGLÊS:
•
Leitura
e tradução de textos referentes à proteção solar e os raios ultravioletas.
ARTE:
•
Teatro.
•
História
da fotografia.
•
Exposição
de fotos.
•
Arte
contemporânea.
•
Diferenciação
dos tipos de paisagens.
ENSINO
RELIGIOSO:
•
Direito
e deveres humanos.
EDUCAÇÃO FÍSICA:
•
Caminhada
ecológica orientada.
•
Atividades
esportivas diversas.
•
Ciclismo.
Desenvolvimento
da saúde e qualidade de vida.
EIXO: CIÊNCIAS DA NATUREZA E
MATEMÁTICA
MATEMÁTICA:
•
Economia,
racionamento (conta de água e luz).
•
Reaproveitamento/reciclagem
•
Produção
e embalagens.
CIÊNCIAS:
•
Substância
química no cotidiano e suas consequências.
EIXO: CIÊNCIAS HUMANAS
HISTÓRIA:
•
Consciência
do 3º Mundo.
•
Relação
mundo e Brasil contemporâneo.
GEOGRAFIA:
•
Globalização
e cultura.
•
Aquecimento
Global.
•
Sociedade
de consumo.
•
Problemas
ambientais de nível local e global.
•
Filme “Uma verdade inconveniente”.
CRONOGRAMA: Durante todo o ano letivo.
AVALIAÇÃO:
A avaliação é de forma contínua e
processual contemplando as três áreas do conhecimento, avaliando o progresso
dos alunos através de acompanhamento durante todo o decorrer do projeto, com a
observação do desenvolvimento deles em sala de aula e com mudanças de atitudes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FREITAS, Eliano de Souza M. Freitas e
Adriana Angélica Adriana Angélica Ferreira, organizadores. Meio ambiente em cena.
Belo Horizonte: RHJ, 2012.
http://acervoveja.digitalpages.com.br/home.
aspx
E.E. B SARA CASTELHANO KLEINKAUF. Projeto Político Pedagógico.
Guaraciaba, 2015
SANTA CATARINA.
Proposta Curricular de Santa Catarina: formação Integral na Educação Básica.
Florianópolis, 2014.
OBS: Livros
didáticos do Ensino Médio e Ensino Fundamental
Nenhum comentário:
Postar um comentário