quarta-feira, 4 de novembro de 2015

PROJETO ESCOLAR

PROJETO ESCOLAR
EIXO NORTEADOR: “MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA”

Justificativa:
Devido ao consumismo exagerado que evidenciamos todos os dias em nossa sociedade e que resulta no excesso de produção de lixo, uso excessivo dos recursos naturais, inclusive de maneira indiscriminada até egoísta e considerando a importância da temática ambiental nos dias atuais, a EEB. Sara Castelhano Kleinkauf de Guaraciaba/SC desenvolveu neste ano um projeto interdisciplinar com os alunos do Ensino Fundamental e Médio, tendo como Eixo Norteador: “MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA.”  Nesse sentido,  objetiva-se oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fatos naturais e humanos referentes a essa temática, desenvolvendo suas potencialidades, adotando posturas pessoais e comportamentos sociais que lhe permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com o meio, colaborando para que a sociedade seja ambientalmente sustentável e socialmente justa, protegendo e preservando todas as manifestações de vida do planeta e garantindo as condições para que ela prospere em toda a sua força, abundância e diversidade.
Objetivo Geral:
Possibilitar o desenvolvimento de atitudes, hábitos e aprendizagens de valores fundamentais para o exercício pleno da cidadania, ressaltando-se a participação na preservação ambiental, incentivando uma alimentação saudável e buscando melhorias na qualidade de vida de maneira sustentável.
Objetivos específicos:
         Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental e crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo positivo, para garantir um meio ambiente saudável e boa qualidade de vida.
         Conscientizar o educando a adotar posturas na escola, em casa e na comunidade que proporcione   interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis. 
         Oportunizar ao educando uma visão integrada da realidade, buscando uma alimentação saudável e preservação do meio ambiente, melhorando assim sua qualidade de vida.
         Conhecer e valorizar alternativas para preservação do meio ambiente.
         Responsabilizar-se pela própria saúde, adotando uma alimentação saudável, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo.

METODOLOGIA
  A metodologia proposta se encaminha numa perspectiva dialética em que o conhecimento é construído num processo dinâmico e participativo, para que o ser humano seja agente do processo histórico social. Nesta perspectiva seguem os conceitos que serão elaborados em cada disciplina envolvendo as áreas do conhecimento.
Os alunos participaram de várias atividades relacionadas à preservação do meio ambiente e qualidade de vida como: palestras, visitas de estudos, análise de filmes, documentários, produção de textos, slides, confecção de mandalas, filtro dos sonhos ,cartazes, coleta de lixo reciclável, atividades físicas na escola e na praça da cidade e socialização das atividades realizadas.

ATIVIDADES DE INTRODUÇÃO AO PROJETO ESCOLAR

* Documentários trabalhados de maneira coletiva:
  “ A ILHA DAS FLORES” ( 13 min) E  “A HISTÓRIA DAS COISAS’’(21 min); “ Consumismo, desenho animado”( 5 min);  “Família  de consumo”(6min) e “ O Homem Capitalista” ( 3min) = 48min
Local : Laboratório de Informática
Turmas:  111, 112 e 331         Data:  24/03/2015
Turmas: 221; 222 e 223           Data: 25/03/2015

                              QUESTÕES PARA DEBATE ( COLETIVO)  (logo após os filmes – Ejoice)
Sobre o documentário: ‘’ A História das Coisas’’
         Quem tem um modelo de celular mais recente?
         Quantas vezes já trocaram o celular?
         Quais as diferenças entre o celular mais antigo e o atual?
         Qual foi a necessidade de mudança do celular?
         O que acontece com o celular que foi substituído?
         Qual é a relação entre a diversidade de modelos de celulares e a produção de um espaço global?
         Em que a troca do modelo de celular contribuiu para que você se tornasse um ser humano melhor?
2 -Sobre o documentário: “A Ilha das Flores”
         Como vocês se sentiram?
         Por que essa situação acontece?
         Daria para modificar essa situação?  

CONTEÚDOS POR ÁREA E SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
                                            ÁREA DE LINGUAGENS
LÍNGUA PortuguEsA

         Leitura, interpretação e compreensão do texto: “‘Consumir ou viver”?

         Produção de carta aberta ou manifesto;
         Leitura, compreensão e interpretação do texto: “Pegadas Ecológicas”;
         Produção de poemas e poesias sobre questões ambientais, a partir do texto: “Pegadas Ecológicas;”
         Estudo e ampliação do vocabulário com auxilio dos dicionários específicos sobre meio ambiente: “O ser humano e o meio ambiente de A a Z” – Ana Maria Brasil e Fátima Santos. (Interdisciplinaridade com as Aulas de Leitura Dirigidas na Biblioteca);
         Estudo dos verbos no Modo Imperativo por meio de receitas culinárias; produção de caderno de receitas (atividade interdisciplinar com Arte.)
         Estudo, análise do texto: “Eu Etiqueta” de Carlos Drummond de Andrade; (interdisciplinaridade com Arte).
         Estudo e análise de sonetos abordando tema meio ambiente.

Arte
         Produção de charges e caricaturas sobre questões ambientais, por meio de estudo dos textos: “Eu Etiqueta – Carlos Drummond de Andrade; “O Bicho” de Manuel Bandeira; (interdisciplinaridade com Aulas de Leitura Dirigida);
         Confecção de “mandalas” com materiais alternativos, abordando o tema: Qualidade de Vida – saúde mental/espiritual;
         Confecção de “filtro dos sonhos” abordando o tema: Qualidade de Vida – saúde mental/espiritual;



Educação física
·         Pesquisa e apresentação de trabalhos sobre atividade física e esporte como qualidade de vida.
                                           INGLÊS
         Capítulo do livro que estuda sobre o tema: “Consumismo”, especialmente, no livro didático do 1 ano;
         Estudo da unidade do livro sobre a mais nova atualização do Google Earth que mapeia e avalia o potencial de energia solar de cada residência para colocação de placas solares; (1 ano)
         Estudo da unidade do livro que questiona: “Você conseguiria transformar seu hobby em sua profissão? (Qualidade de vida); Ordem quanto a prioridade das coisas como: “salário”, “segurança no trabalho”, “estabilidade” e “qualidade de vida”. ( 2 ano);
         Vídeos consagrados “TED talks” com assuntos relevantes. (3º ano)

 Atividade referente ao tema: “Consumismo”
              Objetivos Específicos da Disciplina
 -Refletir sobre o consumismo e o uso de aparelhos tecnológicos;
-Utilizar bothneithernoneall of most of em diálogos;
-Dialogar em inglês sobre o uso excessivo de aparelhos eletrônicos.

Conteúdo(s) 
-Vocabulário relacionado à tecnologia;
-Vídeos jornalísticos e de publicidade em inglês;
-O uso dos quantificadores bothneithernone , all of e most of.
Turmas: 1; 2 e 3;
Tempo estimado: 4 aulas
Material necessário 
Projetor ou sala multimídia para apresentar vídeos e slides.
Conteúdo relacionado
Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem da revista VEJA:
 Desenvolvimento 
1ª etapa 
Prepare dois slides no PowerPoint, um com a expressão Early Adopters e outro com o significado da expressão:


Apresente o primeiro slide e pergunte se os alunos conhecem a expressão early adopters. Deixe que conversem entre si por cinco minutos ou até encontrarem uma definição. Em seguida, apresente o segundo slide. Compare a definição às respostas levantadas pela classe e confirme se todos entenderam o significado em inglês. Pergunte se os alunos consideram-se early adopters ou se eles conhecem alguém próximo que se encaixe no perfil. Depois, questione em inglês quantos celulares eles já tiveram até o momento. Solicite que os estudantes respondam também em inglês. 


Perguntas:
1 - What is the news about?
2 - What is the iPhone color that they want to buy?
3 - What do they say about the new color?
4 - Where is the store located?
5 - Are those people "early adopters"?
Respostas possíveis:
1 - The news is about the big line in front of Apple Store. People want to buy the new iphone 5S.
2 - They really want to buy the new color Gold.
3 - Some of those people say that the new color Gold is for girls.
4 - The Apple Store is located in New York City.
5 - Yes, they are. All of them were there since 5:30 a.m just trying to be the first to get the new iPhone 5S.

Para finalizar, pergunte se os alunos tomariam as mesmas atitudes que as pessoas retratadas no vídeo para ter um celular novo. Discuta as respostas com a classe e solicite que cada estudante troque duas respostas com um colega para avaliar se todos conseguiram compreender o vídeo.
2ª etapa 
Para aquecer, peça que os alunos respondam em inglês qual a função do celular que mais utilizam. Coloque alguns exemplos de respostas na lousa. Use a estrutura  I use my mobile phone ... (to send messages; as a camera).
Em seguida, sugira que os alunos formem pares e perguntem uns aos outros quais funções utilizam em seus smartphones. Baseado no uso dos celulares pelos alunos, escreva na lousa exemplos de respostas. Formule frases com o uso dos quantificadores both e neither. Por exemplo:"Both of us use our mobiles to take pictures"; "Neither of us use our mobiles as a calculator”. Explique o uso dessas palavras nas três pessoas do plural e as alterações que elas acarretam nas frases.
Solicite que todos os pares compartilhem suas respostas. Deixe os alunos apontarem quais respostas são as mais comuns na sala. Escreva alguns exemplos dessas respostas na lousa usando os quantificadores all of e most of . Provavelmente surgirão frases como: "We all use mobiles to send messages"; "Most of us use mobiles to take pictures"; "Nearly all of us use the mobile to watch videos". Novamente, explique o uso desses quantificadores.
3ª etapa 
Projete os primeiros 1m 48s do vídeo iDiots, que ironiza o fato dos early consumers comprarem as versões mais modernas dos modelos para igualarem-se aos outros. Pergunte aos alunos qual é o assunto do vídeo. A seguir, projete o vídeo do início ao fim. Divida os alunos em grupos pequenos de 3 ou 4 e peça que eles compartilhem suas ideias sobre a mensagem do vídeo.
Depois da atividade, faça um ditado com perguntas relacionadas à tecnologia. Solicite que os alunos copiem as perguntas e respondam em duplas:

Dictation
1 - Is the brand of your mobile phone important to you?
2 - Do you think you’re addicted to new technology and gadgets?
3 - Do you know anyone who’s addicted to technology?
4 - Do you think we rely too much on technology in our everyday lives now?
Reserve alguns minutos da aula para que os alunos compartilhem e comparem suas respostas. Finalize a aula perguntando o que aprenderam com a atividade. Pergunte se os estudantes mudarão alguma coisa em relação ao consumo excessivo de aparelhos celulares. É de extrema importância que a turma aprenda não só novas palavras em inglês, mas também a importância de consumir menos eletrônicos.

SAEDE (Serviço de Atendimento Especializado)

         Produção de poesia referente ao texto: “Pegadas Ecológicas” em Braille;
          Conceito sobre: “ideologia” em Braille.
         Preparo de um prato culinário: “bolo”, envolvendo os próprios alunos na atividade, com o intuito da alimentação saudável, bem como, compreensão, interpretação de receitas. Ainda, incentivo quanto ao desenvolvimento da autonomia e independência na realização das atividades rotineiras.
         Confecção de porta-utilidade: “porta-joias; porta-controle; porta-guardanapo; porta-caneta...” com materiais descartáveis: caixas de leite.

                    

 Aulas de Leitura Dirigida
         Estudo e dinâmica com os Quatro elementos da Natureza: terra; água; ar e fogo, na visão astrológica; já, na visão filosófica, a disciplina de Filosofia ira abordar.
         Dialogar sobre a importância de manter os quatro elementos da natureza em equilíbrio, uma vez que um elemento esteja em desequilíbrio, os demais também se desestabilizam podendo haver danos ao planeta e aos seres vivos em geral.
         Estudo das obras do professor e escritor: Airton Fontana, sobre o tema: Sustentabilidade;
         Dia do escritor na escola com o professor e escritor: Airton Fontana, falando sobre a necessidade da produção escrita e dos temas abordados nas suas obras.
          Paródias e poesias sobre o tema: “Meio ambiente e Qualidade de vida”.  
         Leitura da obra: “O Guarani” – José de Alencar, (romance indianista) com foco nas questões ambientais, sociais e culturais no período da colonização em analogia à atualidade;
         Leitura da obra: “Tosco” – Gilberto Mattje, abordando sobre a condução da própria vida, no desafio de saber viver. (Qualidade de vida)
         Estudo de textos informativos sobre temas atuais, e outros referentes aos possíveis temas cobrados no ENEM;

ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS

História
         A história dos objetos; A insustentável leveza do tempo: os objetos da sociedade de consumo. – Francisco Regis Lopes Ramos.
         Entrevista ou pesquisa com pessoas que pertencem a gerações anteriores;
         Investigar sobre a quantidade de aparelhos que as pessoas possuíam, quando faziam a renovação dos mesmos e por que motivos o faziam. 

Filosofia
         Análise e reflexão da palavra: “’ coisa’’  – (sociedade da Liquidez)
         Estudo e reflexão do texto: “A Liquidez do Homem Pós-Moderno” (Qualidade de Vida)
         Filme: “Uma Verdade Inconveniente”, seguido de ficha de trabalho e análise de imagens sobre questões do filme.
         Palestra: “Meio ambiente” com o palestrante Vandecir Dorigon;
         Visita à loja de produtos naturais: “Naturalmente Sabor e Bem estar”.
         Estudos dos textos presentes no livro didático: “Trabalho, alienação e consumo”. Pag. 53; “A sociedade pós- moderna: o Hiperconsumo”. Pag. 64; “Para onde vamos?” Pag. 64; “Valores/Ética.” Pag. 178; “Ideologia”. Pag. 100.


Geografia
         Espaços geográficos onde é depositado o lixo;
         Investigar e visitar os espaços de preservação ambiental em Guaraciaba, observando quantidade de espaços, lugares, tipos de plantas. Questionando se há necessidade de mais espaços de preservação;
         Comentar sobre a situação ambiental de outros estados, países;
         Dialogar sobre a responsabilidade de órgãos competentes como governamentais: FATMA; IBAMA; e outros como sociedade civil;
         Política ambiental no Brasil e degradação dos Biomas (livro pag. 74 – 3 anos E.M.)
         Pesquisa de campo e registro por meio de imagens “fotos “sobre ambientes naturais e culturais do município”“. 
         Lixo produção excessiva de resíduos sólidos e consequências, destino do mesmo.
         Exemplos de consumo responsável, coleta seletiva, debate sobre a importância da implementação do Programa 5 Rs.
         Documentário: Quixote Reciclado e Coleção Agualito :Consumo Responsável.

                             SOCIOLOGIA

            Sociedade e Meio Ambiente
         O contexto histórico de problemática socioambiental
         Sociologia e meio ambiente
         Modernização, transformação social e meio ambiente.
         Economia verde e conflitos ambientais
         A legislação ambiental
                  


ÁREAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

Biologia
         Qualidade de vida X doenças ocasionadas nos lugares em que há os vários tipos de poluição: (poluição do ar, sonora, visual)
         Leitura e estudos dos livros sobre: Fatores de risco à saúde;
         Estudo sobre doenças causadas, especialmente, por fatores ambientais;
         Estudo e observação sobre o “câncer”, sendo uma realidade preocupante no município;
         Pesquisar, na secretaria da saúde de Guaraciaba, dados quanto ao número de pessoas com câncer;
         Dialogar sobre qualidade de vida para a preservação da saúde;
         Doenças causadas por mutações.
         Interferência humana no ambiente; Poluição; Lixo: Exploração dos Recursos Naturais;
         Confecção de objetos de uso cotidiano com materiais descartáveis;
         Pesquisa de campo para estudo dos tipos de desenvolvimento das árvores;
         Palestras sobre: “Alimentação saudável”; “Dengue”; “Drogas” e Prevenção às deficiências.


Física
         Viagem de estudo na Usina Hidrelétrica de Itá;
         Conhecer o destino do lixo em Anchieta ou Maravilha, recolhido pela empresa;
         Informações sobre o destino de o lixo hospitalar.
         Capítulo do livro referente ao tema ou outro: Temperatura e Dilatação.
Química
         Impactos ambientais do lixo eletroeletrônico;
         Sugestão de filme: Lixo Extraordinário;
         Texto: “Lixo Eletrônico: danos à saúde.”.

Lixo Eletrônico: danos à saúde
Os elementos químicos presentes no lixo eletrônico podem causar diversos problemas de saúde no ser humano. A contaminação no homem pode ocorrer pelo contato direto com os elementos químicos, que entram na fabricação dos equipamentos eletrônicos. A Tabela 1 apresenta os efeitos que alguns materiais presentes no lixo eletrônico causam à saúde do ser humano (MUTIRÃO DO LIXO ELETRÔNICO, 2008).
  Tabela 1: efeitos que alguns materiais presentes no lixo eletrônico causam à saúde
Material
Efeito na saúde
Chumbo:
Provavelmente, o elemento químico mais perigoso; acumulam-se nos ossos, cabelos, unhas, cérebro, fígado e rins; causa dores de cabeça e anemia, mesmo em baixas concentrações; age no sistema nervoso, renal e hepático.
Cobre:
Causa intoxicações; afeta o fígado.
Mercúrio:
Altamente tóxicas concentrações entre 3 g e 30 g podem ser fatais ao homem; é de fácil absorção por via cutânea e pulmonar; tem efeito cumulativo; provoca lesões no cérebro; tem ação teratogênica - malformação de fetos durante a gravidez.
Cádmio:
Acumula-se nos rins, fígado, pulmões, pâncreas, testículos e coração; causa intoxicação crônica; provoca descalcificação óssea, lesões nos rins e afeta os pulmões; tem efeitos teratogênicos e cancerígenos.
Bário:
Tem efeito vasoconstritor, eleva a pressão arterial e age no sistema nervoso central; causa problemas cardíacos.
Alumínio:
Favorece a ocorrência do mal de Alzheimer e tem efeito tóxico sobre as plantas.
Arsênio:
Acumula-se nos rins, fígado, sistema gastrointestinal, baço, pulmões, ossos e unhas; pode provocar câncer da pele e dos pulmões, anormalidades cromossômicas; tem efeito teratogênico.
Cromo:
Acumula-se nos pulmões, pele, músculo e tecido adiposo; pode causar anemia, afeta o fígado e os rins; favorece a ocorrência de câncer pulmonar.
Níquel:
Tem efeito cancerígeno.
Zinco:
Entra na cadeira alimentar afetando principalmente os peixes e as algas.
Prata:
Tem efeito cumulativo; 10 g de nitrato de prata são letais ao homem.
Matemática
Compra virtual/simulada
         Cada aluno escolhe um produto eletroeletrônico de sua preferência;
         Analisa as condições de pagamento (à vista – desconto; o prazo – número de parcela e juros);
         Analisa, ainda, se há possibilidade da compra com o valor da mesada (se receberem) ou condições financeira dos pais;
         Realizar a compra virtual (simulada), que pode ser no laboratório de informática ou o uso do celular (boa oportunidade para o uso consciente da tecnologia (celular) em sala de aula;
         Fazer um Gráfico: Planilha dos Produtos escolhidos pela turma: celulares, notebooks, videogames, até veículos.
           Gráfico: Planilha de Consumo:
         Chegar à conclusão de ser ou não consumista por meio dos gráficos. (a exemplo da turma que realizou o projeto, chegou-se a conclusão de que 96% da turma é consumista, sendo que uma aluna já havia comprado três celulares sem necessidade);
         Questionar: E para vocês, o que é ser consumista?
         Imagine essa quantidade de lixo na natureza, o que vocês acham disso? (Impactos ambientais do lixo eletrônico trabalhado em Química);   
         Promover um dia da Coleta de Lixo Eletroeletrônico na escola. (a exemplo da coleta que o município fez e recolheu um montante bem significativo de lixo eletroeletrônico).

Aulas de Informática
         Aprendizagem sobre produção de slides com o tema: Consumismo.
         Socialização das produções.
            Postagens de vídeos produzidos nas redes.

                               ATIVIDADES COMPLEMENTARES

VISITAS, PASSEIOS E VIAGENS DE ESTUDOS.
         Viagem: Foz do Iguaçu
         Viagem: São Miguel das Missões.
         Visitas de estudo às universidades: UNOESC, FAI.
         Viagem de estudo à Usina Hidrelétrica de Itá.

PALESTRAS DENSEVOLVENDO: MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA
        
         PARCERIA COM SESC, FAI-FACULDADE, EPAGRI, NUTRICIONISTA, APAE E PREFEITURA MUNICIPAL.
         
                 Palestras sobre o Eixo Norteador
         Alimentação Saudável.
         Saúde Bucal.
         Sexualidade.
         Dengue.
         Autoestima.
         Conservação do Solo e Pastagens Perenes.
         Prevenção das Deficiências.

          Peça Teatral com o grupo Companhia da Alegria abordando temas:
         Sexualidade
         Água
         Reciclagem




CONTEÚDOS POR ÁREA E SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

                                                     5º ANO: TURMAS: 51 E 52
         Higiene mental, social, intelectual e ambiental.
         Corpo humano/Sistemas
         Prevenção de doenças.
         Os quatro elementos da natureza: água, ar, solo e fogo.
         Alimentação saudável e sua higiene.
         Direitos e deveres do ser humano.
         As quatro operações.
         Tabuada.
          
6º ANO: TURMAS: 61 e 62

                                   EIXO: CÓDIGOS E LINGUAGENS

      LÍNGUA PORTUGUESA:

         Produção textual.
         Compreensão textual.
         Fábulas, crônicas, reestruturação de textos, substantivos e pronomes.
.
ARTE:
         Produção de brinquedos com aproveitamento do lixo reciclável.
         Tarsila do Amaral – obra: Favela.
         Leitura de imagem.


EDUCAÇÃO FÍSICA:
         Relação saúde e atividades físicas.
         Saúde e meio ambiente.
         Esporte de aventura e meio ambiente.
         Meio ambiente/ temperatura.

INGLÊS:
         Vocabulário nutricional/ frutas e verduras.
         Nomenclatura dos animais e sua descrição.

ENSINO RELIGIOSO:
         Valores de vida.

EIXO: CIÊNCIAS HUMANAS

GEOGRAFIA:
         Conceito de lugar.
         Paisagem.
         Espaços geográficos
         Recursos naturais e atividades econômicas.
         Sociedade de consumo/desperdício.
         Água: distribuição; disponibilidade; formas de poluição, desperdício, formas de reutilização, bacias hidrográficas brasileiras.

HISTÓRIA:
         A origem do ser humano.
         A sociedade ao longo do tempo.
         Egípcios e o crescente fértil do Rio Nilo.
         Civilizações antigas.

ENSINO RELIGIOSO:
         Valores de vida.

EIXO: CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

MATEMÁTICA:
         As quatro operações.
         Tabuada.
         Formas geométricas.
         Frações.

CIÊNCIAS:
         Conservação do solo e do meio ambiente/lixo.
         A água e a saúde.
         Doenças.
         Fenômenos atmosféricos.
         Os quatro elementos da natureza e seus fatores.

7º ANO: 71 E 72

EIXO: CÓDIGOS E LINGUAGENS 

LÍNGUA PORTUGUESA:

         Produção de textos narrativos, textos jornalísticos, análise linguística e advérbios.


         Estudo histórico e cultural da planta erva mate, por meio de pesquisas, concretizadas em produções textuais; conhecimento sobre a “lenda da erva mate”(atividade interdisciplinar com Arte ).

ARTE:
         Arte indígena.
         Confecção da arte indígena.
         Artista: Candido Portinari.
         Lendas indígenas.
         Confecção de embalagens de erva mate, (representação) com identificação das marcas (uso da criatividade) e informações adicionais (hábito saudável).
         Degustação da bebida: mate exposição /socialização das produções das embalagens.
         Confecção de caderno de receitas culinárias, com capas ilustradas.
         Preparo de receitas caseiras presentes no caderno de receita. Exposição, socialização e degustação de diversos pratos caseiros: doces e salgados, preparados pelos próprios alunos. Atividade realizada com o intuito de construir conhecimentos sobre a importância da alimentação saudável. (Qualidade de Vida na alimentação)

EDUCAÇÃO FÍSICA:
         Caminhada ecológica orientada.
         Atividades esportivas diversas.
         Ciclismo.
         Desenvolvimento da saúde e qualidade de vida.



ENSINO RELIGIOSO:
         Função social das crenças e ideologias religiosas.
         Valores

EIXO: CIÊNCIAS HUMANAS

GEOGRAFIA:
         Ecossistemas brasileiros.
         Problemas ambientais da cidade e do campo no município de Guaraciaba.
         Água: distribuição, disponibilidade, formas de poluição, desperdício, formas de reutilização.
         Visita a Mineradora Fazenda Traíra-envasamento de água mineral (Danferrana)

HISTÓRIA:
         Expansão marítima.
         Povos indianos.
         Ciclos econômicos.
         Estrutura fundiária.
         Nordeste colonial.
         Ocupação brasileira.

EIXO: CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

MATEMÁTICA:
         As quatro operações.
         Lucro e prejuízo.
         Tabelas e gráficos.
         Números de inteiros. (temperatura)

CIÊNCIAS:
         Interação entre os seres vivos.
         Saúde e prevenção.
         Corpo humano.
         Sintomas e prevenção da dengue.

8º ANO: 81 E 82

EIXO: CÓDIGOS E LINGUAGENS   

LÍNGUA PORTUGUESA:
         Notícia, charge e música.
         Estudo gramatical.
         Produção textual.

EDUCAÇÃO FÍSICA:
         Caminhada ecológica orientada.
         Atividades esportivas diversas.
         Ciclismo.
         Desenvolvimento da saúde e qualidade de vida.

INGLÊS:
         Pirâmide dos alimentos.
         Tipos de comidas.

            ENSINO RELIGIOSO:
         Direito e deveres humanos.


ARTE:

         História em quadrinhos.
         Paródias.
         Confecção de adorno de porta com o tema meio ambiente.

EIXO: CIÊNCIAS HUMANAS

              GEOGRAFIA:
         Degradação ambiental e unidades de preservação ambiental.
         Globalização e suas consequências.
         Lixo eletrônico.
         Consumismo, propaganda, transnacional.
         Valores o ter e o ser; moda.
         Texto: Eu Etiqueto (Carlos D. de Andrade)
           Desemprego.
         Desenvolvimento econômico e desenvolvimento humano.

           
            HISTÓRIA:
         Ciclo minerador.
         Abolição da escravatura.
         A vinda da Família Real para o Brasil.

EIXO: CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
           
CIÊNCIAS:
         O corpo humano e suas funções.
         Doenças.
         Higiene corporal.

MATEMÁTICA:
         Economia, racionamento (conta de água e luz).
          Reaproveitamento/reciclagem
         Produção e embalagens.



9º ANO: 91 92 e 93
EIXO: CÓDIGOS E LINGUAGENS   

            LÍNGUA PORTUGUESA:
         Teatro, poema e artigo de opinião.
         Produção e interpretação de texto.
         Estudo gramatical.

INGLÊS:
         Leitura e tradução de textos referentes à proteção solar e os raios ultravioletas.
           
            ARTE:
         Teatro.
         História da fotografia.
         Exposição de fotos.
         Arte contemporânea.
         Diferenciação dos tipos de paisagens.

            ENSINO RELIGIOSO:
         Direito e deveres humanos.

EDUCAÇÃO FÍSICA:
         Caminhada ecológica orientada.
         Atividades esportivas diversas.
         Ciclismo.
Desenvolvimento da saúde e qualidade de vida.



EIXO: CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

MATEMÁTICA:
         Economia, racionamento (conta de água e luz).
          Reaproveitamento/reciclagem
         Produção e embalagens.
           
CIÊNCIAS:
         Substância química no cotidiano e suas consequências.

EIXO: CIÊNCIAS HUMANAS

HISTÓRIA:

         Consciência do 3º Mundo.
         Relação mundo e Brasil contemporâneo.

               GEOGRAFIA:
         Globalização e cultura.
         Aquecimento Global.
         Sociedade de consumo.
         Problemas ambientais de nível local e global.
          Filme “Uma verdade inconveniente”.

  
CRONOGRAMA: Durante todo o ano letivo.
           
            AVALIAÇÃO:
           A avaliação é de forma contínua e processual contemplando as três áreas do conhecimento, avaliando o progresso dos alunos através de acompanhamento durante todo o decorrer do projeto, com a observação do desenvolvimento deles em sala de aula e com mudanças de atitudes.
               
       REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FREITAS, Eliano de Souza M. Freitas e Adriana Angélica Adriana Angélica Ferreira, organizadores. Meio ambiente em cena. Belo Horizonte: RHJ, 2012.
http://acervoveja.digitalpages.com.br/home. aspx
http:// www.gentequeeduca.org.br ( Nova Escola)
E.E. B SARA CASTELHANO KLEINKAUF. Projeto Político Pedagógico.   Guaraciaba, 2015
SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação Integral na Educação Básica. Florianópolis, 2014.
OBS: Livros didáticos do Ensino Médio e Ensino Fundamental

Nenhum comentário: