UFSC
– UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
ESPECIALIZAÇÃO
EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
PLAC- 3
Professora: Silvia Ines Coneglian Carrilho de
Vasconcelos
Tutora: Michele Magrini
Descrição: Atividade 1. Organizar, Realizar e Avaliar
- Ação 03.
Cursistas:
Beatriz Maria Pizetta Baptistella,
Cátia Golmann,Marivane Demozzi Rossetti, Sandra
Lorena Trevisol Scapin e Velcy Beltriz Balensiefer
Ação 3. Avaliação da Experiência
Avanços, Desafios e Alternativas
Aliar
a tecnologia à educação não é tarefa fácil. Praticar a interdisciplinaridade na
escola, fazendo-se a conexão com os conteúdos trabalhados no laboratório de
informática é algo ainda mais difícil de ser alcançado. Requer, além de cada
professor, que o grupo todo esteja empenhado no sentido de produzir um
conhecimento inter-relacionado com todas as disciplinas e interconectado com as
atividades desenvolvidas no laboratório de informática. Aumentando assim, a
necessidade em cada docente de analisar a situação a partir de sua perspectiva,
de estudar e se aprofundar em diversas áreas.
Como
o trabalho interdisciplinar é um caminhar contínuo entre as diversas áreas,
contemplando a inter-relação entre todas as disciplinas e conteúdos, faz-se
necessário uma formação mais direcionada à totalidade, em prol de uma educação
menos fragmentada. O entrelaçamento entre as áreas do conhecimento, associadas
aos conteúdos e as atividades realizadas no laboratório de informática, requer
do professor não somente um maior tempo disponível para aprender mais, mas
também, um maior tempo para refletir sobre sua prática, para aprender
refletindo sobre sua ação. Esta ação pedagógica diferenciada requer a
integração dos conhecimentos, aliado a uma metodologia específica, que propicia
a potencialização deste conhecimento interdisciplinar, garantindo assim, a
significação destes conteúdos para os alunos.
Num
processo de ensino-aprendizagem, em que tudo deve estar inter-relacionado,
interconectado, de forma multi e transdisciplinar, formando assim uma grande
teia, uma grande rede. Os conteúdos devem ser estudados sob o enfoque da
pesquisa de sistemas integrados, propiciando a construção do conhecimento a
partir da reflexão, da curiosidade e da criticidade, impulsionando o educando a
edificar sua autonomia, a ser um agente construtor de seu próprio conhecimento.
Neste
contexto, o professor necessita ousar, romper barreiras, propor metodologias
inovadoras utilizando-se da rede informatizada, do grupo envolvendo equipe
gestora e docentes, disponível em todo universo como sua aliada no processo de
ensino aprendizagem. Para que isto ocorra, há necessidade de uma mudança
inclusive na gestão das instituições de ensino que deverão apresentar-se mais
abertas e sensíveis aos projetos criativos, inovadores e desafiadores, em que
estão previstos a utilização de espaços virtuais e presenciais dentro e fora
destas instituições de ensino.
A
questão da informática, da utilização do computador na educação, ainda não é
parte do cotidiano em muitas escolas. A presença da informática, do computador
nas escolas, gera insegurança, dúvidas, conflitos e críticas, pois, há
professores que tem facilidade em incluir a tecnologia na educação e há outros
que tem verdadeiro “pavor” do computador. No meio destes dois extremos, estão
àqueles professores apáticos à tecnologia.
Em cada
ação ou experiência realizada com o uso de tecnologia podemos considerar um
avanço e também perceber o quanto ainda temos a caminhar para realmente implementar,
aperfeiçoar e integrar as TDIC nas práticas pedagógicas. Sabemos que não existe
nenhuma receita pronta para trabalharmos com tecnologia na escola, pois cada
realidade possui sua singularidade. Desta forma é imprescindível buscar
alternativas e trazer as TDIC a nosso favor.
Durante
esta trajetória, evidenciaram-se muitos avanços, pois no primeiro momento ouve
grande resistência por parte de alguns educadores, gerando medo, insegurança e
dúvidas. Através de estudos, leituras, pesquisas, troca de experiências, integração,
diálogo, debates e interações com
outros profissionais foi possível buscar alternativas no intuito de sanar as
dificuldades encontradas no caminho.
As incertezas e angustias foram se dissipando, e dando espaço aos novos
saberes tecnológicos importantes e necessários para o desempenho das atividades
profissionais, assim, aos poucos integrando as tecnologias ao currículo de
forma mais qualificada e em benefício da aprendizagem.
Referências
Revista Êxito agosto/setembro 2015
https://professordigital.wordpress.com/2009/.../uso-pedagogico-do-e-mai...
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