PROJETO
PROFISSÕES
Uma
das melhores satisfações da vida é poder trabalhar todos os dias naquilo que
sempre ambicionou fazer, melhor ainda quando esse “sempre” vem desde muito
antes de reconhecer aquele seu sonho como uma verdadeira profissão.
Adlai Stevenson
TEMA:
Escolha Profissional
PÚBLICO
ALVO: Alunos da e 3ª série do Ensino Médio Inovador
PERÍODO: 3ºBimestre
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: Helena Grando e Ana
Nita Minetto Guerini.
DISCIPLINAS: Língua
Inglesa e Informática
JUSTIFICATIVA
O
momento da definição profissional é gerador de muitas angústias e incertezas
uma vez que, provavelmente, passaremos boa parte de nossas vidas desempenhando
atividades profissionais que dependerão das escolhas que fizermos. Sendo assim,
as professoras das disciplinas de inglês e Informática da Escola de Educação
“Básica Sara Castelhano Kleinkauf” estão desenvolvendo com os alunos das 3ª
Série –turma 331 e 332 do Ensino Médio Inovador o Projeto Profissões com o propósito
de auxiliar os estudantes concluintes do EMI a definirem e escolherem com mais
segurança a futura profissão e o curso de graduação mais condizente com suas
habilidades e preferências.
METODOLOGIA:
O
encaminhamento inicial será uma conversa com os alunos sobre as expectativas na
carreira profissional. Nas aulas de Língua Estrangeira Moderna Inglês será
trabalhado a unidade 4 “Carrer Expectations” (Expectativas na Carreira) após os
alunos farão slides em inglês-português sobre a profissão que desejam exercer.
Nas aulas de informática texto sobre profissões e apresentação de trabalhos
usando as tecnologias da sala informatizada. Para finalizar o projeto serão
convidados profissionais de diversas áreas para palestras.
OBJETIVO
GERAL:
Conhecer
as profissões, mundo do trabalho e as formas
de se capacitar para exercer a mesma a partir da realização de projeto
de caráter interdisciplinar, a integração das disciplinas, afim de contribuir
para o currículo abrangente, em que os conteúdos não sejam desvinculados da vida.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Ø Dar informações acerca do novo perfil profissional
exigido pelas empresas e demandas atuais do mercado de trabalho;
Ø Buscar autoconhecimento, o
significado das escolhas na vida do indivíduo ;
Ø Dar suporte no processo de tomada
de decisão a partir da síntese do diferentes elementos levantados ao longo das
aulas e palestras.
Ø
ATIVIDADES AULAS
DE INGLÊS
Língua Inglesa: Unit 4 Career Expectations
Ø Exploring personal stories
Ø Establishing connections with
Sociology
Ø Vocabulary Study:
Ø Multi-words verbs
Ø Collocations
Ø Prepositions
Language in Use
Ø Direct and indirect speech (II)
Ø Produção de slides e cartazes na
Língua Inglesa traduzida para Português durante a explicação dos alunos sobre a
profissão que deseja seguir.
Ø Palestras com profissionais de
diversas áreas
Atividades
Aula de Informática
Ø Texto: Profissões do futuro próximo :Saiba onde estará o filé
trabalhista daqui alguns anos .
(Autora: Flávia Pegorin)
Ø Pesquisa usando
a internet sobre profissões que os alunos mais se interessam.
Ø Relato/Depoimento dos alunos
através de produção de vídeos e slides.
Ø Palestras com profissionais de
diversas áreas.
Referências
Bibliográficas:
Tavares,Kátia Cristina
de Amaral.Way to Go:língua estrangeira moderna: inglês :ensino médio.,1 ª
ed.São Paulo:Ática ,2013.Obra em 3 volume.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será contínua e cumulativa no processo de ensino aprendizagem , será
observado a dedicação e esforço do educando durante o desenvolvimento de todas
as atividades
realizadas no Projeto Profissões .
Nenhum comentário:
Postar um comentário